Uma chuva forte com ventos intensos atingiu a cidade de Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (14). A ventania intensa chegou a quase 100km/h, ficando em 98 km/h,  e causou estragos na cidade. No bairro Pompeia, na região Leste da capital, as paredes laterais do terceiro andar de uma residência cairam sobre a casa do vizinho. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as paredes são novas e foram erguidas nesta tarde. São quatro paredes com 2,8 metros cada uma, duas cederam. 

As regiões do Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha foram as que registram volumes mais intensos. Na Pampulha e no bairro Planalto, região Norte da capital foram registrados granizo. 

Próximo a Estação São Gabriel foram registrados alagamentos com o transbordo do córrego cachoeirinha. Por causa da tempestade, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) pediu que os motoristas evitassem a avenida Vilarinho como medido de segurança. 

A tempestade ocorre exatamente uma semana depois de Belo Horizonte registrar seu recorde de calor: na quarta-feira passada (7), os termômetros chegaram a 38,4ºC, e a data se tornou o dia mais quente da história da cidade, desde 1910, quando começaram as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, a temperatura mais alta tinha sido de 37,8ºC no primeiro sábado de outubro deste ano (3). Uma onda de calor como essa não deve se repetir neste ano. 

Veja o acumulado de chuva por regional nas útlimas duas horas:

Barreiro - 26,4 (25,2%)
Centro Sul - 30,6 (29,2%)
Leste - 30,4,8 (29,0%)
Nordeste - 37,6 (35,9%)
Noroeste - 31,2 (29,8%)
Norte - 35,8 (33,2%)
Oeste - 28,6 (27,3%)
Pampulha - 33,0 (31,5%)
Venda Nova - 24,0 (22,9%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte

Média Climatológica outubro: 104,7 mm

Região metropolitana

Na região metropolitana da capital, em Contagem, também choveu forte e foram registrados alagamentos na avenida Teleférico. Em Ribeirão das Neves foi registrado granizo. 

Confira as recomentações da Defesa Civil para períodos de chuva:⠀

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

 

Veja vídeo da chuva: