Nesta quarta-feira

Chuva não dá trégua, e Belo Horizonte segue com alerta de risco geológico

Desde o início desta semana, capital mineira e região metropolitana têm período chuvoso

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 08 de dezembro de 2021 | 12:33
 
 
 
normal

Quem deseja sair de casa nesta quarta-feira (8), não deve esquecer a sombrinha ou o guarda-chuva. Neste feriado, chove desde as primeiras horas do dia em Belo Horizonte, e o alerta de risco geológico permanece.

Na região Central da capital, a chuva é constante, assim como nas regiões Noroeste e Leste. De acordo com a Defesa Civil municipal, a previsão nesta quarta é de céu encoberto com pancadas de chuvas de diferentes intensidade a qualquer hora do dia, que podem vir com trovoadas isoladas. A previsão também é válida para região metropolitana.

Ainda segundo o órgão, não há nenhum atendimento em andamento na capital.

Árvore caída

Já o Corpo de Bombeiros foi empenhado após uma árvore de grande porte cair na avenida Bias Fortes esquina com a Rua da Bahia. Ninguém ficou ferido e nenhum veículo foi atingido. 

Veja as orientações da Defesa Civil

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!