O recorde de frio da última terça-feira (4 de julho) já não vale mais. Belo Horizonte renovou nesta quinta-feira (6 de julho) a menor temperatura do ano. A estação da Pampulha, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8,8ºC por volta de 7h e superou em 0,1ºC o registro de terça, mas que tinha sido feito na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, em uma das partes mais altas da cidade.

Diferente do que ocorre no Cercadinho, a temperatura na Pampulha foi alcançada sem o registro de ventos, o que permitia a sensação térmica ser maior, na casa dos 12ºC. Já no Buritis, a menor temperatura foi 9,5ºC, mas com sensação térmica de 0,5ºC.

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, o cálculo tradicional da sensação envolve apenas a temperatura ambiente e a velocidade do vento, mas outros fatores climáticos, como a umidade relativa do ar, também influenciam na temperatura aparente e podem ser incluídos na estimativa.

De acordo com o Inmet, a previsão é de que a maior temperatura desta quinta-feira seja de 24ºC. A umidade do ar varia entre 95% e 30% em um dia de poucas nuvens.