Dia das Crianças

Com brinquedos e jogos gratuitos, crianças lotam parque das Mangabeiras em BH

Dia das Crianças é celebrado nesta quinta-feira (12 de outubro), em Belo Horizonte.

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 12 de outubro de 2023 | 12:47
 
 
 
normal

Brinquedos, música, mascote e, é claro, muita diversão. O dia das crianças é celebrado nesta quinta-feira (12 de outubro) com programação extensa nas áreas verdes de Belo Horizonte. No parque das Mangabeiras, região Centro-Sul da capital, milhares de famílias aproveitaram o dia para curtir diversas atividades recreativas que são ofertadas de forma gratuita. 

A programação reúne jogos interativos e educativos que mostram a importância da fauna e da flora que compõem o bioma Cerrado, além de como se comportar de forma segura no trânsito. Na “Oficina do fogo”, os pequenos são orientados sobre as principais causas e efeitos dos incêndios, além dos impactos para o meio ambiente. 

"Temos uma programação bem diversificada, tem rua de lazer com infláveis, pintura de rosto e parque de educação ambiental. Tem o trabalho de prevenção e combate à incêndios, as crianças podem interagir, ser um pequeno brigadista hoje. Os parques são muito importantes, e por isso a população precisa entender os cuidados e esse é o nosso objetivo aqui também", detalhou a Gisele Mafra, gerente de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da capital. 

Segundo a prefeitura, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo parque durante o dia das crianças. Por volta das 11h30, mais de 6 mil pessoas já haviam marcado presença no parque das Mangabeiras. A advogada Janaína Lisboa, de 40 anos, aproveitou a data para levar o filho Eduardo Lisboa, de 3, para curtir os brinquedos.

"Aproveitar para comemorar o dia das crianças, trazer as crianças para o ar livre é imprescindível porque vivemos muito em apartamento. Me surpreendi com a programação, para as crianças está sendo sensacional apesar do sol. Precisa de muita água e muito protetor solar, mas está valendo a pena trazer as crianças para cá", disse. 

Quem foi até o parque também pode encontrar um convidado ilustre: o mascote Quati. O animal, que é símbolo do Parque, fez a alegria da criançada, como é o caso do pequeno Vinicius Soares, de 2, que se encantou com o mascote. Ele estava acompanhado da mãe Franciele Soares, de 35, que também aprovou a programação.

"O fato de estar no parque é extremamente importante para as crianças, é um espaço comunitário que podemos usar para o lazer dos nossos filhos então é extremamente gratificante para a gente enquanto mãe. Aqui, além das brincadeiras, ele está aprendendo sobre o cuidado com os animais e natureza que se não cuidarmos vai fazer falta para gente", disse. 

A programação no parque das Mangabeiras é gratuita e vai até às 16h. Confira as atrações:

Parque das Mangabeiras

Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras

Jogo da memória do Cerrado
Das 9h às 11h e das 14h às 16h

O jogo tem como finalidade apresentar aos participantes um pouco da fauna e flora que compõem o bioma Cerrado, visando sensibilizar sobre a importância e o processo de conservação desse bioma. 

Um passeio com o Quati
Das 11h às 12h

O mascote quati, animal símbolo do Parque das Mangabeiras, percorre a Praça das Águas alertando as pessoas sobre os motivos da proibição de alimentar os animais silvestres que vivem no local.

Oficina do Fogo
Das 9h às 12h

A oficina mostra o trabalho de prevenção e combate a incêndios florestais realizado na cidade por meio de parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a ONG Brigada 1 e a Estação Ecológica da UFMG. Serão abordadas também as principais causas e efeitos dos incêndios, orientando a população sobre como agir ao identificar um foco.

Jogando no Parque
Das 10h30 às 11h30

Os avatares Edu e Mobi vão abordar pais e crianças para mostrar o jogo “Transitando Legal Digital”. A ação da BHTrans busca educar a população para o trânsito e, de forma divertida, ensinar as crianças como se comportar de forma segura, seja à pé, de bicicleta, ônibus ou carro.

Feira de Economia Solidária
Das 9h às 16h

Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a feira reúne artesanato, produtos alimentícios, vestuário e decoração, visando a geração de trabalho e renda com apoio aos empreendedores locais.

Exposição “Guarda Civil Municipal: Sensibilização e Proteção do Patrimônio Ambiental de BH”
Das 9h às 16h

Equipamentos e Tecnologias do DMA: exposição de equipamentos e viaturas do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Guarda Civil Municipal como camionete, motocicleta, quadriciclo, drone e equipamentos de contenção de animais silvestres e domésticos.

Atuações do DMA: vídeos das atuações da Guarda para sensibilização ambiental e na proteção da fauna e flora da cidade.

Conhecendo a Fauna: Exposição de animais taxidermizados.

Meio Ambiente e Suas Cores: Oficina de desenhos.

Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos

Das 9h às 13h: Exposição de insetos e audiovisual da Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos e oficina: "Colorindo seu inseto";

9h30, 10h30 e 11h30: Oficina: "Jogo da memória conhecendo os insetos" (em frente à Biofábrica)

10h, 11h e 12h: Oficina "Caça as Joaninhas" (na Horta da Biofábrica).

A Biofábrica fica na Casa Amarela, espaço próximo à Portaria Caraça - Rua Caraça, 900, Bairro Serra

Festival Meu Vizinho Pardini

Das 9h às 16h

10h – Sambaby, com Thiago Delegado;

11h30 – Sois África Mirim, com Tom Nascimento;

14h – Circo de Brinquedo do CicoLar;

15h - Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!