Engenheiros da Superintendência da Capital (Sudecap) cumprem vistorias em 570 imóveis de Belo Horizonte atingidos pelas fortes chuvas da semana passada. Cinquenta profissionais estão incumbidos de avaliar os riscos presentes nas áreas onde essas casas estão firmadas e apontar se é necessário ou não que os moradores abandonem os imóveis por segurança.
Existe uma preocupação grande por parte da prefeitura com as áreas onde há risco severo de escorregamento, deslizamento, desabamento e alagamento. Com a expectativa de mais chuvas para esta terça-feira (28) e quarta-feira (29), em BH e na região metropolitana, permanece vigente o risco geológico.
Moradores desses pontos de Minas Gerais precisam estar atentos a quaisquer indícios de que um desabamento possa acontecer. Alguns sinais são água empoçando no quintal, trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando na base de barrancos e até inclinação de postes ou árvores.
Caso os engenheiros da Sudecap determinem a necessidade de abandono dos imóveis em risco, moradores receberão vagas em pousadas reservadas pela PBH. Se o próprio morador da cidade acreditar que existe risco em seu imóvel, a orientação é solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo número 199.