Os comerciantes de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte, vão se juntar para a realizar o Carnaval deste ano na cidade. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (11), durante uma reunião com o prefeito Serginho da Bota (PSB), que explicou aos lojistas que o município não tem condições de arcar com a festa após a enchente que destruiu a cidade e deixou dezenas de desabrigados e desalojados.

"Acabei de receber os comerciantes da área central de Raposos, que foi muito atingida. O objetivo dessa reunião foi falar do Carnaval. A prefeitura definiu que não faria o Carnaval, os comerciantes se juntaram e, para aquecer e fomentar o nosso comércio, eles estão querendo fazer um 'mini Carnaval'", explicou o prefeito durante um vídeo gravado após o encontro.

Segundo ele, a prefeitura não tem condições "psicológicas e financeiras" para arcar com qualquer situação vinculada à folia. Em consenso entre os comerciantes e o político ficou definido que a prefeitura vai realizar a limpeza e manutenção da praça onde será realizada a festa.

"Nossa cidade está parecendo um velório até hoje. Nossos comerciantes que perderam precisam de um aquecimento. A prefeitura não vai arcar com nada, temos muitas ruas para mexer, muitas pessoas desabrigadas e já começaremos as aulas na segunda-feira. Quero deixar bem claro que a prefeitura não está arcando com nada", finalizou o prefeito.

Presente na reunião, Fani Frois Amaral, de 37 anos, que tem uma gráfica rápida na cidade, explicou que os comerciantes vão doar quantias em dinheiro para que possam contratar bandas, que vão se apresentar na praça da Estação.

"Já arrumamos uma estrutura com tendas, barracas e som. Estamos pensando em alugar 12 tendas. Cada pessoa que alugar vai poder usar a estrutura da forma que desejar, com bebidas ou comidas, e ter o lucro para ela", explicou o lojista.

A folia na cidade está prevista para acontecer do dia 21 ao dia 25 de fevereiro.