Em decreto assinado nesta terça-feira (17), o prefeito Alexandre Kalil criou o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19. Coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, o grupo será composto pelos infectologistas Estevão Urbano, Carlos Starling e Unaí Tupinambás.

O comitê vai orientar todas as medidas a serem tomadas com relação ao vírus e à sua propagação na capital. “O objetivo é fazer, com evidências técnicas, o que seria melhor neste momento. De forma geral, estamos avaliando que a situação está absolutamente sob controle, mas que demanda atenção e preocupação para não sair do controle", afirma Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia.

As reuniões de trabalho serão diárias a partir desta quarta-feira (18), podendo mudar de acordo com a demanda. "A medidas de hoje são as de sempre, de lavar as mãos, etc. A partir de amanhã, vamos avaliar de tomar atitudes mais coletivas, além das que já foram tomadas, como o fechamento disso, daquilo", destacou.

A situação vivida por São Paulo, que reúne o maior número de casos confirmados no país e que confirmou uma morte nesta terça, servirá de exemplo para medidas pontuais na capital mineira.

"Infelizmente, aconteceram eventos antes de BH, e isso faz com que a gente possa reduzir o problema aqui. Estamos aprendendo com todas as experiências. Estamos aprendendo com todas as cidades que deram certo", ponderou.

Belo Horizonte tem, até o momento, cinco casos positivos de coronavírus. "Vai ser anormal se não aparecerem mais casos numa cidade de 3 milhões (de habitantes) e uma região metropolitana", ressaltou.