CIDADES

Congresso do Pitágoras reúne 2.000

Evento faz parte do programa de capacitação das escolas integradas da instituição.

Por FREDERICO DAMATO
Publicado em 22 de outubro de 2006 | 00:02
 
 
 
normal

A Rede Pitágoras realizou ontem no Minascentro, em Belo Horizonte, o Congresso de Educadores da Rede Pitágoras.

O evento é o último dos 27 encontros realizados pela instituição este ano e reuniu cerca de 2.000 educadores que atuam em 40 escolas da Rede Pitágoras em Minas Gerais.

Segundo a superintendente da Rede Pitágoras, Marina Acúrcio, o congresso faz parte do programa de capacitação das escolas integradas da instituição. Este ano o tema são os desafios do ensino no século XXI.

"Mostramos aos nossos educadores as modificações que o ensino médio sofreu nos últimos anos. Para nos mantermos entre os líderes em educação, é necessário reciclar constantemente os nossos profissionais", afirma.

Os assuntos debatidos no evento e as orientações passadas aos educadores visam, além de buscar o aperfeiçoamento pedagógico, preservar as características de cada região.

"Não é porque estamos em todo o país que o nosso ensino deve ser uniformizado. Cada localidade deve ter a sua essência mantida", completa Marina Acúrcio. O congresso contou com duas palestras.

Na parte da manhã, a doutora em educação Guiomar Namo de Melo, pós-doutorada em educação comparada, abordou o tema "Igualdade, Qualidade, Diversidade " os Novos Paradigmas da Educação Escolar".

Ela alertou para a necessidade de dar um novo significado aos termos qualidade e diversidade na educação, sempre tendo como referência a questão política da igualdade.

Mostrou a curva crescente que se encontra o mercado do ensino médio brasileiro e as boas perspectivas para o setor, que deverá continuar aquecido até 2010. Na parte da tarde foi a vez da doutora em Educação Cosete Ramos falar aos educadores da rede Pitágoras.

Ela abordou o tema "Ciência da Aprendizagem: Qual a Pedagogia para o Século XXI"". Especialista em Gestão da Qualidade e Tecnologia Educacional, Cosete Ramos mostrou as novas descobertas que dão aos educadores razões e subsídios para efetuarem mudanças essenciais na prática pedagógica.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!