Repasse

Contagem decreta situação de emergência após chuva que devastou bairros

Mais de 200 família ficaram desalojadas com o temporal que atingiu BH e região metropolitana na tarde desse domingo (19)

Por Gabriel Moraes
Publicado em 20 de janeiro de 2020 | 20:21
 
 
 
normal

A prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência após o temporal que assolou alguns bairros da cidade na tarde desse domingo (19), e deixou mais de 200 famílias desalojadas. O objetivo para agilizar a captação de recursos destinados aos reparos e atendimento às pessoas afetadas.

"O prefeito reconheceu a situação emergencial e o decreto vai possibilitar a criação de um plano de trabalho para que o governo federal libere recursos para o Município. Será um complemento ao socorro que está sendo prestado pela Prefeitura, com liberação de verba para reconstrução das vias e atendimento às pessoas atingidas", explicou o coronel Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ainda não foi definido o valor do repasse.

Segundo o prefeito Alex de Freitas, a chuva, com volume de mais de 100 milímetros em menos de 40 minutos, foi um "fenômeno raro, que acontece a cada mil anos”. "Sabemos que o desastre foi causado por um fenômeno da natureza e o cenário é muito triste, mas o momento é de unirmos forças para trazermos de volta a esperança do contagense", disse.

O chefe do executivo afirmou que o apoio federal irá possibilitar uma resposta mais rápida da prefeitura à população atingida. “Vai ajudar demais o povo, que tem sofrido tanto com as chuvas durante anos. Acredito que até o final de amanhã (21) teremos novas respostas. Vamos trabalhar firmes para dar essa resposta a quem perdeu tudo", concluiu.

Relembre

O temporal que atingiu a região metropolitana de BH na tarde deste domingo (19) provoca diversos pontos de alagamentos e inundações em Contagem.

Segundo a Defesa Civil do município, houve vários chamados de pessoas ilhadas, principalmente na região Industrial. No bairro Amazonas, feirantes ficaram ilhados na avenida Alvarenga Peixoto, onde a enxurrada destruiu barracas e arrastou carros.

Na Vila Barraginha, mesma região, moradores da comunidade se abrigaram em cima de lajes para aguardar socorro. Segundo o Corpo de Bombeiros, também há ocorrências de alagamento e inundação na rua Dorinato Lima, no bairro Inconfidentes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!