Com produtos químicos

Contagem: órgão cita risco de 'contaminação química’ após incêndio em galpão

Empresa deverá fazer um plano de descontaminação, com coleta de produtos para análise. Planejamento de demolição será feito nesta terça-feira

Por Gabriel Rezende
Publicado em 10 de outubro de 2022 | 20:35
 
 
 
normal

A Defesa Civil de Contagem afirmou que foi constatado risco de “contaminação química, em grau muito alto”, após um incêndio atingir um galpão com produtos químicos no bairro Chácara Boa Vista nesta segunda-feira (10). Segundo o órgão, a classificação ocorre por “exposição de substâncias químicas perigosas do estoque da empresa”. 

“Durante o incêndio, essas substâncias se misturaram gerando produtos de composição indefinida com potencial reativo desconhecido”, informou a Defesa Civil, que determinou a elaboração de um plano de descontaminação por parte da Now Química, empresa responsável pelo galpão e que foi interditada. O objetivo é “a restauração das condições normais ambientais e de segurança”. 

Outra empresa, a ICS Parakletos, será responsável por fazer a descontaminação do local, com a coleta substâncias para análise e acompanhamento dos procedimentos de descontaminação. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vão apoiar a operação. 

Os detalhes foram repassados pelo órgão após reunião na tarde desta segunda. No encontro, ficou definido que a Now Química fará nesta terça-feira (11), às 7h, a retirada do material não destruído no incêndio. A partir das 9h, terá início o planejamento de demolição do galpão. 

A Defesa Civil também decidiu pela interdição temporária total da casa localizada ao lado da empresa, devido aos riscos de desabamento do muro, que está entre os dois imóveis. 

Incêndio 

O galpão armazenava o estoque de uma fábrica de produtos de limpeza e cosméticos. O incêndio de grandes proporções destruiu o telhado do galpão, causou trincas nas paredes e condenou o imóvel, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

A guarnição foi acionada por volta das 2h25. O imóvel fica no bairro Chácara Boa Vista. Ninguém ficou ferido.

Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas o dono do galpão descartou ser criminoso. Ele também disse que na semana passada houve alternâncias na luz e que possivelmente tinha alguma sobrecarga em aparelhos no local. O químico responsável pela empresa esteve no local para auxiliar os bombeiros

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!