Os serviços presenciais na sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), no bairro Boa Viagem, e na Divisão de Registro de Veículos (DRV), no bairro Gameleira, serão suspensos a partir da próxima segunda-feira (23). Nesta sexta-feira (20), foram atendidos apenas quem já estava com senha.

A medida foi tomada pela Polícia Civil de Minas Gerais para evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação do coronavírus. A determinação vale para a capital. As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), no interior do Estado, terão autonomia para interromper o atendimento ou não.

Nos últimos dias, o departamento orientou que as pessoas fossem ao órgão apenas em casos estritamente necessários, mas o que acabou acontecendo mesmo foram grandes filas.

Com a medida, os agendamentos de atendimento para os próximos dias estão cancelados. O Detran informou que vai reforçar o atendimento por meio eletrônico no site www.detran.mg.gov.br para os casos em que o atendimento não precisa ser presencial. O telefone 155 também estará disponível para o cidadão tirar dúvidas sobre habilitação, veículos e infrações.

Motoristas e proprietários de veículos terão os prazos para renovação de habilitação, solicitação de carteira definitiva, defesas de recursos e multas, suspensão e cassação do direito de dirigir e transferências e vistorias de veículos prorrogados por tempo indeterminado.

"Esse já era o caminho que imaginávamos e a população pode ficar despreocupada que não vai ter prejuízo quanto ao prazo, que ficarão interrompidos. Aumentamos os canais online. São diversos meios de contato, com email, telefone celular, telefone fixo. Poderão ser feitos vários serviços por lá, 116 já são feitos por lá", explicou o delegado Kleyverson Rezende, diretor do Detran.

Casos de urgência serão atendidos, mediante contato prévio pelos meios eletrônicos. "Se precisar de atendimento presencial, ele vai ser contactado para comparecer, agendado, principalmente, se for emergencial. Internamente estamos funcionando", ressaltou Rezende.

Atualizado às 16h23.