Apesar da taxa de letalidade do coronavírus em Minas Gerais corresponder à metade do valor existente no Brasil, o número de pacientes com a doença no Estado que precisaram ser internados após contrair a infecção é relativamente elevado. Das 3.950 pessoas em Minas que receberam diagnóstico positivo de Covid-19 até esta quinta-feira (14), 704 delas precisaram ser transferidas do isolamento domiciliar para uma internação hospitalar – isso somando os leitos ocupados nas redes pública e privada do Estado. O dado alarmante está no balanço publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira. 

O órgão mudou o modelo de exibição das informações contidas no relatório diário, que, agora, apresenta também o número de pacientes recuperados da doença – 1.680, atualmente, em Minas Gerais. A quantidade de casos acompanhados também começou a aparecer no documento: hoje são 2.131. Além disso, outra alteração apresentada é que não há mais os dados referentes aos casos suspeitos de coronavírus no Estado e aos óbitos investigados e que podem ter acontecido em decorrência da doença. 

Através de nota no site, a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu que não informará mais a quantidade de pacientes com sintomas suspeitos para coronavírus porque agora eles serão computados nos sistemas oficiais de notificação como “síndrome gripal inespecífica”.

De acordo com a SES-MG, isso acontecerá uma vez que esses casos suspeitos “não preenchem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial”. Quanto às mortes, o Estado declarou que divulgará apenas os indicadores que “melhor traduzam a dinâmica da doença”. Contudo, esses números ainda serão monitorados.

Até essa quarta-feira (13), última vez em que esses números vieram a público, o governo contava com mais de 101 mil casos suspeitos de coronavírus – são enquadrados assim todos os pacientes com quadro respiratório agudo. O número de mortes investigadas era 123.

Balanço desta quinta-feira (14) aponta que 139 mineiros morreram em decorrência da Covid-19. As mortes aconteceram em 67 municípios, sendo que 76% dessas pessoas eram maiores de 60 anos. Atualmente, o índice de letalidade do coronavírus em Minas Gerais está em 3,5%, enquanto no Brasil o número corresponde a 7%. 

Cidades com mais casos

A capital do Estado, Belo Horizonte, é o município mineiro com maior número de casos de coronavírus, são 1.040. É também a cidade que concentra a quantidade mais elevada de óbitos, uma vez que 28 moradores de BH morreram após terem sido infectados.

Atrás da capital mineira aparece Juiz de Fora, com o segundo maior número de casos e de mortes. Trezentas e oitenta e uma pessoas na cidade da Zona da Mata já contraíram o coronavírus, e 15 delas morreram em decorrência da Covid-19.

A terceira trágica posição é ocupada por Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde há 331 pacientes diagnosticados e 11 mortes. A Secretaria de Saúde já confirmou a chegada do coronavírus a 288 municípios de Minas Gerais.