Pandemia

Coronavírus: Minas Gerais tem 399 mortes por Covid-19 em 130 municípios

Balanço desta terça-feira (9) aponta que são 19 mortes confirmadas pela Secretaria de Saúde em apenas 24 horas; número de casos chegou a 16 mil

Por Lara Alves
Publicado em 09 de junho de 2020 | 10:07
 
 
 
normal

Cerca de dois meses após a confirmação da primeira morte por coronavírus em Minas Gerais, outros 398 mineiros perderam a vida após contraírem a infecção. O número de óbitos causados pela Covid-19 alcançou a marca de 399 ocorridos em 130 municípios segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado na manhã desta terça-feira (9). Dezenove mortes foram confirmadas apenas entre a manhã de segunda-feira (8) e esta terça.

A quantidade de casos da doença também continua a crescer e, nesta terça, já são mais de 16.100 infectados em Minas Gerais, sendo que mais da metade deles ainda está sob acompanhamento. Dados do relatório apontam também que o coronavírus atinge, atualmente, mais de 520 das 853 cidades mineiras.

Entre elas, Belo Horizonte é a que possui o maior número de moradores diagnosticados, são quase 2.500. Sessenta e dois moradores da capital morreram após serem infectados. A cidade começou nessa segunda-feira (8) a segunda etapa de reabertura do comércio que permite o funcionamento de estabelecimentos não contemplados na primeira fase, como lojas de sapato.

Entretanto, ainda na noite passada, a ocupação dos leitos de UTI destinado a tratamento de pacientes com coronavírus chegou a 72% em Belo Horizonte e atingiu pela primeira vez o nível de alerta vermelho desde o início da pandemia na capital. O indicador, aliado à taxa de transmissão, é usado pela prefeitura para decidir se a reabertura será continuada ou cancelada em BH.

Logo atrás no ranking das cidades que concentram os maiores números de casos aparece Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que concentra 1.184 casos e 29 mortes para a doença. O terceiro lugar é ocupado por Juiz de Fora, na Zona da Mata, que ultrapassou a marca de 700 casos nesta terça-feira (9). São 37 mortes ocorridas na cidade em decorrência da Covid-19.

Depois de Contagem que soma mais de 400 diagnósticos, Betim é a cidade da região metropolitana de Belo Horizonte com o maior número de casos, são 243 e 11 óbitos segundo balanço estadual – entretanto, dados da própria Secretaria de Saúde do município apontam que são 16 mortes, sendo dois ocorridos fora dos limites.

Há duas semanas, a cidade retomou a adoção de medidas mais rígidas para contenção da pandemia como proibição do funcionamento de shoppings e academias por 15 dias. Os bares estão fechados desde abril para conter as aglomerações. Com o aumento de diagnósticos positivos para o coronavírus, a prefeitura do município decidiu suspender o funcionamento de todo o comércio não essencial a partir de quarta-feira (10).

Mortes em Minas Gerais

O relatório estadual desta terça-feira (9) aponta para a confirmação de novas 19 mortes em decorrência do coronavírus. Três delas aconteceram em Belo Horizonte, três em Uberlândia, três em Ipatinga e três em Betim. As outras aconteceram os municípios de Formoso, Poços de Caldas, Santa Cruz de Minas, Capitólio e Carmo do Rio Claro – há ainda um último óbito que consta no balanço como pertencente a “outros estados”. Os mineiros que perderam a vida para a doença tinham entre 41 e 91 anos, são oito homens e 11 mulheres que morreram entre os dias 1º e 8 de junho.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!