Transcorridos praticamente dois meses desde o surgimento do primeiro caso de coronavírus, o Estado de Minas Gerais confirmou neste sábado (2) que já passa de 2.000 o número de mineiros infectados. Enquanto nessa sexta-feira (1º) eram 1.935 pessoas diagnosticadas com a Covid-19, no dia seguinte o número pulou para 2.023 – sendo esta a primeira vez que a região atinge a alarmante marca. Aliás, em apenas 15 dias o número de pessoas com coronavírus praticamente dobrou em Minas Gerais. Em 17 de abril, o Estado confirmou que havia ultrapassado, também pela primeira vez, a marca dos 1.000 casos

Balanço publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) neste sábado de manhã aponta que os casos suspeitos continuam aumentando. Já são quase 88 mil pessoas à espera da conclusão de testes que podem confirmar o diagnóstico. Apesar do crescimento da quantidade de pacientes confirmados e também daqueles que estão com suspeita de coronavírus, o número de mortes permanece o mesmo que o declarado pela Secretaria no primeiro dia de maio. Aliás, essa ausência de um aumento na quantidade de óbitos pode ser reflexo de uma lentidão nos processos de comunicação entre municípios e Estado no feriado. 

Atualmente, Belo Horizonte é a cidade com maior número de casos em Minas. São 606 neste sábado, 26 a mais que os registrados na sexta-feira. Vinte pessoas já morreram na capital em decorrência da Covid-19. O município de Juiz de Fora aparece logo atrás e tem o segundo maior índice de casos, são 169. Aliás, a cidade na Zona da Mata tem detectado um aumento constante na quantidade de pacientes com a doença. Entre os dias 23 e 30 de abril, os casos confirmados aumentaram em 51% no município.

A segunda cidade de Minas Gerais com maior número de mortes é Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com oito óbitos que aconteceram em decorrência do coronavírus. Apesar disso, o número de casos na cidade não aumenta, segundo relatório da SES, desde quinta-feira (30). O dado, no entanto, é divergente do informado pela prefeitura da cidade. Segundo o próprio município de Uberlândia, eram 151 casos na cidade nessa sexta-feira (1º). O número de óbitos também é diferente, de acordo com a prefeitura já foram confirmadas dez mortes causadas pela Covid-19. Outras duas são investigadas.