Informação

Covid-19 ‘de volta’, pai mata filho a tiros e mais: o que foi notícia em MG

Apresentamos notícias para manter você atualizado sobre o que foi destaque em BH e no Estado


Publicado em 04 de novembro de 2023 | 07:00
 
 
 
normal

A semana entre 29 de outubro e 4 de novembro em Minas Gerais foi marcada pelo avanço da Covid-19, que fez com que a Prefeitura de Santa Luzia voltar a obrigar o uso de máscara em alguns lugares. A cobertura vacinal é uma preocupação em todo o Estado. 

O crime brutal que vitimou um menino de 5 anos chocou o país. A criança foi assassinada pelo próprio pai em Claro dos Poções, na região Norte de Minas Gerais. 

A seguir, apresentamos notícias para manter você atualizado sobre o que foi destaque em BH e em Minas Gerais durante essa semana.

Covid-19 ‘de volta’

Especialistas pedem o retorno das máscaras em Belo Horizonte, em resposta à baixa cobertura vacinal na cidade e ao aumento do número de casos de Covid-19. O percentual de vacinados com o imunizante bivalente, que oferece proteção maior contra as variantes do vírus, está abaixo do esperado em todo o Estado.

O percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é de 86,60%, enquanto apenas 26,78% receberam a chamada quarta dose (ou segunda de reforço).

Em Santa Luzia, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em certas condições e lugares

• Equipamentos de saúde públicos e privados (funcionários e pacientes);
• Pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores;
• Pessoas com resfriado e gripe;
• Indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; 
• Imunossuprimidos.

Criança assassinada pelo pai 

Uma tragédia familiar ocorreu na cidade de Claro dos Poções, na região Norte de Minas Gerais. Um homem matou seu filho de 5 anos, tentou assassinar o atual companheiro da sua ex-mulher e depois cometeu suicídio. O assassinato ocorreu na porta de uma escola. 

Conforme informações da Polícia Militar, o homem mora na cidade de Serro, na região do Alto Jequitinhonha, e brigava, na Justiça, pela guarda do filho. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ir até o local. A criança sofreu quatro paradas cardiorrespiratórias e, na quinta, não resistiu e morreu.

Oito anos da Tragédia de Mariana

Oito anos após a tragédia de Mariana, mais de 100 famílias ainda aguardam por uma nova casa. A situação destaca a lentidão do processo de realocação e a falta de solução para as vítimas deste desastre. O rompimento da barragem em 5 de novembro 2015 resultou na morte de 19 pessoas e na destruição de comunidades inteiras, entre elas a de Bento Rodrigues.

As obras no reassentamento de Bento Rodrigues começaram no início de 2018, e o prazo fixado pela Justiça para a entrega era em fevereiro de 2021. Dois anos e meio depois do fim do prazo, 80 imóveis no novo distrito ainda não tiveram a construção finalizada.

Chuvas causam estrago em Itaúna e duas árvores caem em BH

Dois temporais atingiram a cidade de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais, em um intervalo de 48h, na terça-feira (31) e na quinta-feira (2). As partes baixas da cidade ficaram debaixo d’água, registrando alagamentos e inundações.  

Em Belo Horizonte, duas árvores caíram no centro da cidade, causando ferimentos em uma idosa e em um motociclista. A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos em várias regiões da cidade, em meio ao período chuvoso

BH tem pelo menos 1 mil famílias expostas ao risco geológico

O período chuvoso, que teve início em outubro e deve se estender até o fim de março, coloca em alerta milhares de famílias que residem em áreas de alto risco geológico em Belo Horizonte. São cerca de mil edificações expostas a condições que favorecem a ocorrência de desastres, com perdas de vidas humanas, materiais e econômicas, conforme o levantamento da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). Uma condição que, segundo os moradores dessas regiões, expõe o abandono de décadas do poder público, fazendo com que o sentimento de insegurança se renove ano após ano. 

Anel Rodoviário de BH interditado 

O Anel Rodoviário de Minas Gerais teve uma interdição total, na altura do km 461, devido a um acidente envolvendo um caminhão, que transportava uma carga de tinta, que se espalhou na pista. O bloqueio começou a noite de quinta-feira (2) e até a noite de sexta (3) o fluxo de veículos não havia sido regularizado. 

Escarlatina em BH

Dor de garganta, febre que não passa, bolinhas vermelhas por todo corpo, até na língua. A criança reclama, os responsáveis se afligem, e o diagnóstico nem sempre é tão fácil. É escarlatina. Uma das doenças causadas pela bactéria Streptococcus beta hemolítico do grupo A. Apesar de ter entrado para o tópico de assuntos de grupos de mães nas últimas semanas, a escarlatina é comum e antiga na medicina. O que precisa de atenção é o crescimento das infecções. Em Belo Horizonte, o número de atendimentos de escarlatina até 26 de outubro deste ano já superou em 128% o registrado em todo o ano passado

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!