Imunização

Covid: BH deve começar a vacinar pessoas com comorbidades até a próxima semana

O grupo será imunizado com a vacina americana Pfizer, que chegou nesta segunda-feira (3) em Minas Gerais

Por Gabriel Rodrigues e Letícia Fontes
Publicado em 03 de maio de 2021 | 20:04
 
 
 
normal

Minas Gerais recebeu nesta segunda-feira (3) 50.310 doses da vacina Pfizer/BioNTech. Os imunizantes fazem parte do primeiro lote com 1 milhão de doses que chegaram ao Brasil na última semana. Segundo o governo do Estado, a vacina americana será destinada a pessoas com comorbidades como diabetes, arritmia cardíaca, doença renal crônica, obesidade mórbida e síndrome de down.

A secretária de Estado de Saúde e a prefeitura de Belo Horizonte não confirmam, mas a previsão é que a capital mineira receba todas as doses do imunizante da Pfizer. A orientação do Ministério da Saúde é que a vacina americana seja destinada neste primeiro momento somente às capitais. 

Segundo o subsecretário municipal de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, a expectativa é que a próxima fase da campanha de imunização, que focará em pessoas com comorbidades, com deficiências e gestantes ou puérperas, se inicie até a próxima semana em Belo Horizonte.

Veja o desembarque das vacinas Pfizer em Minas Gerais:

 

"Parte da vacinação de pessoas com comorbidades vamos fazer com a vacina da Pfizer, que as capitais vão receber. A questão da metodologia de aplicação pode ser diferente. As outras vacinas são de 0,5 ml e vêm em frasco com a preparação final. A da Pfizer vem em 0,3 ml e exige um diluente, então tem uma operacionalização um pouco mais complexa. As capitais vão servir de modelo, um piloto, para vermos os pontos positivos e no que tiveram mais dificuldade", explica.

A Prefeitura informou que aguarda informações sobre o quantitativo de doses das vacinas que será repassado ao município. Segundo a PBH, a Secretaria Municipal de Saúde fará a retirada das doses assim que autorizada e tão logo tenha este número, novos grupos serão anunciados. O governo de Minas não informou se outras cidades além de BH irão receber o imunizante americano. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!