Todas as 50.310 doses de vacinas da Pfizer recebidas por Minas Gerais nessa seguda-feira (3) foram encaminhadas à Belo Horizonte, seguindo orientações do Ministério da Saúde, que indicou que esse imunizante será repassado apenas às capitais do país. As doses da farmacêutica norte-americana destinadas à capital serão armazenadas em freezers disponibilizados pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pela UFMG. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA).
Ainda de acordo com a SMSA, a capital vai usar esse lote completo da Pfizer para aplicar a primeira dose, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. O prazo de aplicação entre a primeira e a segunda doses do imunizante é de três meses.
A orientação do Ministério da Saúde é de que as doses da Pfizer sejam armazenadas em ambiente com temperatura entre -25°C e -15°C, ideal para que a vacina fique em estoque por até 14 dias. A vacina possui um prazo de validade de seis meses quando armazenada em temperatura de -75°C.
Essas doses serão utilizadas na imunização de indivíduos com comorbidades como diabetes, arritmia cardíaca, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de down, entre outras.
Além das doses da Pfizer, a capital mineira recebeu 67.250 das 676.250 doses do último lote da Astrazeneca encaminhados à Minas Gerais também nessa segunda-feira.