BOLETIM

Covid: Minas Gerais registra uma morte e 443 casos nesta segunda (27)

Veja as médias móveis de óbitos e casos e o mapa com os dados do novo coronavírus em todas as cidades de Minas Gerais

Por Cristiano Martins
Publicado em 27 de setembro de 2021 | 11:13
 
 
 
normal

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta segunda-feira (27) mais uma morte causada pela Covid-19 no Estado. Com isso, o total oficial de vítimas mineiras do novo coronavírus chegou a 54.373.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico estadual, foram registrados também mais 443 novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas, elevando para 2.133.191 o número de pessoas já infectadas pelo vírus no Estado desde o início da pandemia.
 

 

Deste total, além dos mineiros que vieram a óbito, 31.505 estão neste momento internados ou em observação, enquanto outros 2.047.313 se recuperaram, conforme os seguintes critérios: receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias; estão há 72 horas assintomáticos sem a utilização de medicamentos; e sem intercorrências.

A letalidade do novo coronavírus em Minas, portanto, é de 2,5% dos contaminados. Entre aqueles que desenvolveram a Covid e precisaram de internação, porém, essa taxa sobe para 31,4%. E, dos pacientes com quadros graves que demandaram atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 56,8% não saíram com vida.

De acordo com o balanço da SES-MG, a média de idade das vítimas da Covid em Minas é de 67 anos. A maioria dos óbitos foi observada em pessoas com 60 anos ou mais (70%) e/ou com comorbidades (67%).
 

 

Evolução

média móvel de novos óbitos causados pela Covid em Minas encontra-se na casa das 41 vítimas por dia no Estado, no menor patamar registrado desde dezembro do ano passado. Nas últimas duas semanas, a curva apresentou uma redução de 23,3%, apontando assim uma tendência de desaceleração.

Já a média móvel de casos confirmados está em 2.919 novos diagnósticos por dia no Estado, com uma tendência recente de alta: aumento de 28,4% em relação a duas semanas atrás.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, esse aumento recente pode ser explicado, em parte, por um represamento na atualização dos dados na semana passada, devido a uma alteração no sistema de registros do Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que o balanço oficial depende das informações enviadas pelas prefeituras e da consolidação dos dados pela SES-MG. Por isso, pode haver diferenças em relação aos números divulgados nos boletins epidemiológicos municipais.

Segundo o boletim estadual, 841 municípios do Estado já registraram mortes causadas pela Covid-19 entre seus habitantes. O novo coronavírus não fez vítimas confirmadas em apenas 12 cidades: Aricanduva, Bonito de Minas, Campo Azul, Cedro do Abaeté, Desterro do Melo, Estrela do Indaiá, Patis, Pedro Teixeira, Santana dos Montes, Serra Azul de Minas, Serra da Saudade e Serranos (clique aqui para ver mais detalhes).
 


Vacinação

De acordo com os dados da SES-MG e com as estimativas populacionais mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a campanha de vacinação contra a Covid-19 alcançou até o momento cerca de 68,2% da população total de Minas Gerais com a primeira dose e 37,1% dos mineiros com a imunização completa.

Dados atualizados pelas prefeituras e consolidados no boletim dão conta de que 14.599.322 habitantes tomaram a primeira injeção e 7.938.324 completaram o esquema vacinal, incluindo aqueles que receberam duas doses ou a imunização administrada em dose única.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!