Belo Horizonte

CREA abre investigação após mortes em obra de supermercado no Belvedere

Quatro pessoas morreram e uma outra está hospitalizada; o acidente ocorreu na manhã de terça-feira (17)

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 18 de outubro de 2023 | 10:09
 
 
 
normal

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai investigar as circunstâncias do acidente que matou quatro pessoas e deixou uma outra ferida em uma obra do supermercado Verdemar, no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (17 de outubro).

"As apurações realizadas até o momento indicam que a obra estava em situação regular, com apresentação de responsável técnico e as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART)", informou o Crea-MG, em nota.

A apuração sobre o ocorrido continua e, segundo o Conselho, as informações levantadas serão encaminhadas para a Câmara Especializada de Engenharia Civil, onde será verificada as "responsabilidades em relação ao sinistro ocorrido nesta data".

Por meio de nota, o Crea-MG reforçou que a sua atuação consiste somente em fiscalizar a participação do profissional responsável pelos serviços, exigindo a atuação de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas.

"Não é de competência do Crea-MG ações como verificação técnica de obras e de procedimentos, realização de perícias, vistorias, emissão de laudos técnicos, interdição ou embargos de obras, medidas de segurança e assemelhados", pontuou.

O Conselho também lamentou as mortes ocorridas no acidente na obra do supermercado Verdemar, e prestou condolências aos familiares.

O acidente

O acidente ocorreu após um talude (plano de terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo) de 3 metros de altura se desprender. A terra que desceu do barranco soterrou e encobriu as vítimas. Conforme o agente da Defesa Civil de Belo Horizonte Marcos Vinícius Vitório, operários perceberam uma trinca no terreno, fato que, segundo ele, deveria ter sido comunicado.

“Segundo informações de um técnico de segurança [que trabalhava na obra], ele percebeu a trinca no terreno. Quando isso é observado é de suma importância acionar o órgão para fazer avaliações e evitar danos secundários”, explicou o especialista em entrevista para O TEMPO, nesta terça-feira (17).

Uma notificação de risco será elaborada pela Defesa Civil, que já interditou a obra temporariamente até que sejam feitas ações para reduzir os danos. No fim da tarde desta terça-feira (17 de outubro), uma nova vistoria foi realizada na obra por uma equipe do órgão municipal. Imagens foram feitas por drones, no entanto, não puderam ser disponibilizadas por se tratar de área particular.

Investigação

A obra, conforme a prefeitura da capital, estava regular, com alvará ativo. "O comunicado de obra ocorreu em 14/09, sendo de responsabilidade do Responsável Técnico - RT a estabilidade e demais assuntos referentes ao projeto e estrutura", acrescentou.

A causa do acidente é investigada, e a Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar as circunstâncias. "Assim que acionada, deslocou ao local dos fatos equipe de perícia oficial para realização dos primeiros levantamentos", informou a instituição, em nota.

Pesar

O supermercado Verdemar, responsável por contratar a obra, informou, por meio de nota, nesta quarta-feira (18 de outubro), que aguarda os resultados das apurações realizadas pelas autoridades responsáveis. "A rede lamenta, profundamente, o ocorrido e, juntamente com a Construtora Kaeng, está prestando todo o apoio e assistência ao colaborador que encontra-se hospitalizado e aos familiares das vítimas", disse. 

As vítimas

As vítimas são os operários Roberto Mauro da Silva, de 55 anos, Zacarias Evangelista Fonseca, de 59, e Rafael Pereira Barbosa, de 35, além da engenheira Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30. Um outro operário, de 23 anos, também foi soterrado, mas foi socorrido com vida para o Hospital Odilon Behrens, na capital. O estado de saúde dele não foi informado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!