Um menino de 8 anos, que estava internado na Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, com suspeita de infecção provocada pela bactéria streptococcus precisou ser transferido para Belo Horizonte após agravamento do quadro de saúde. A informação da transferência foi confirmada pela secretária municipal de saúde de Santa Cruz de Minas, Sandra Andrade. A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no entanto, não confirma o diagnóstico de infecção.
A transferência ocorreu nesta quinta-feira (26 de outubro), conforme Sandra Andrade. O menino foi transferido da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei para a capital mineira. O menino apresentava sintomas de febre, tosse e manchas pelo corpo, os mesmos da infecção provocada pela bactéria.
A reportagem de O TEMPO procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Saúde, mas as pastas ainda não se manifestaram sobre a transferência e o se o menino possui diagnóstico da doença, que já vitimou três crianças no interior de Minas.
Casos
Em nota, a secretaria da Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei informou que a unidade possui 18 crianças hospitalizadas, sendo duas em investigação para streptococcus. Elas se encontram estáveis e em melhora progressiva.
“A Direção da Santa Casa da Misericórdia de São João Del Rei informa que não houve aumento no número de internações pediátricas nesta Entidade ou mesmo mudança do padrão habitual de internações por determinadas patologias”, destacou.
A Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei garantiu que a equipe médica e assistencial da unidade está treinada para o atendimento de crianças com suspeita de quadros bacterianos diversos. “Informamos que estamos atentos e em contato direto com as secretarias de saúde, estadual e municipal, bem com vigilância epidemiológica”, acrescentou.