Delta + ômicron

'Deltacron' não existe, aponta reportagem da revista Nature

Cientistas verificaram que equipe da Universidade do Chipre pode ter tido contaminação em amostras analisadas

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 21 de janeiro de 2022 | 16:39
 
 
 
normal

A revista científica “Nature” publicou nesta sexta-feira (21) um artigo mostrando que não existe a “deltacron”, que seria uma supercepa com elementos das variantes ômicron e delta. A história sobre essa combinação de variantes se espalhou pelo mundo na semana passada, mas cientistas verificaram furos no caso.

No dia 7 de janeiro, o virologista Leondios Kostrikis anunciou na TV local que seu grupo de pesquisa da Universidade de Chipre havia identificado vários genomas de SARS-CoV-2 que apresentavam elementos das variantes Delta e Omicron.

Mas a resposta da comunidade científica foi rápida. Muitos especialistas declararam tanto nas redes sociais quanto na imprensa que as 52 sequências analisadas em Chipre não apontavam para uma nova variante e não eram resultado de recombinação entre vírus, mas provavelmente resultado de contaminação em laboratório.

Segundo a reportagem, Kostrikis agora diz que está “no processo de investigar todas as opiniões cruciais expressas por cientistas proeminentes de todo o mundo sobre meu recente anúncio”. Ele afirma ainda que planeja enviar a pesquisa para revisão por pares.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!