Qual é a responsabilidade da Prefeitura de Brumadinho em relação à tragédia no município?
A prefeitura não tem nada a ver com isso. Todas as licenças são dadas pelo Estado. Claro que a Vale tem culpa, porque ela é a dona da barragem, mas foi o Estado que deu as licenças.
A prefeitura participou da elaboração de algum plano de contenção ou evacuação da cidade, para caso de acidente?
Não. A mineradora sempre teve uma relação muito estreita com município. Só que, a partir do momento que o Estado libera todas as licenças, a gente jamais espera que vai romper, então você não monta plano de contenção sabendo que tudo foi liberado e está sendo fiscalizado.
Quais serão os impactos no longo prazo para a cidade?
Para nós, de Brumadinho, a situação é muito mais delicada do que vários outros municípios. Somos uma cidade que vive do minério, mais de 60% da nossa arrecadação advém da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) da Vale. Não vamos ter condição de dar apoio de qualidade à saúde e à educação.
O que a prefeitura espera da mineradora?
Conversamos com o presidente da Vale, e ele disse que vai dar toda a atenção para os desabrigados, para as famílias, para a cidade. Vamos cobrar da mineradora. A Vale vai ter que dar um jeito de pagar nossa Cfem, porque tudo foi erro dela. A cidade não pode parar.