MOTIM

Detentos protestam e incendeiam colchões de presídio no Norte de Minas

Caso aconteceu em Várzea da Palma. Segundo fontes ligadas ao sistema prisional, presidiários cobram melhorias por parte de Romeu Zema

Por Gabriel Ronan
Publicado em 12 de março de 2022 | 16:16
 
 
 
normal

Detentos do presídio de Várzea da Palma, no Norte de Minas, protestam pelo terceiro dia consecutivo para cobrar melhorias na unidade prisional. Neste sábado (12/3), colchões, roupas e cobertores foram queimados. 

Segundo fontes ligadas ao sistema prisional, o maior alvo dos protestos é o governador Romeu Zema (Novo), o que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nega. Os detentos cobram o retorno do banho de sol, das visitas e das entregas de kits de alimentação. 

Ainda de acordo com essas pessoas, os detentos não agrediram os servidores do presídio. Durante toda a manifestação, os presidiários chegaram a falar, diversas vezes, que os atos não têm relação com os funcionários da prisão. 

Procurada, a Polícia Militar em Várzea da Palma informou que o sistema prisional não a acionou para prestar apoio no local. Há protestos na unidade desde essa quinta-feira (10/3).

Em nota, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informou que policiais "controlaram um movimento de subversão da ordem, por volta das 14h". Segundo o Depen, "detentos de algumas celas colocaram fogo em pedaços de cobertores e de colchões, e os lançaram nos corredores". 

Ainda de acordo com o departamento, "o princípio de incêndio foi rapidamente controlado pelos policiais penais e ninguém se feriu". Também não houve danos à estrutura física do local.

A direção do presídio irá instaurar um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do ocorrido e possíveis motivações.

Os protestos acontecem na esteira da paralisação dos policiais penais, que buscam reajuste de 24%. Todo o setor da segurança pública do Estado articula por esse aumento, prometido por Zema em acordo firmado em 2019.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!