A sexta-feira (30) será de descanso para funcionários públicos que atuam nas repartições do Estado de Minas Gerais. Em comemoração à data que homenageia o servidor público, que, em realidade, é nesta quarta-feira (28), o governo estadual optou por instituir ponto facultativo dois dias depois.
A estratégia garante, aliás, que alguns trabalhadores consigam se ausentar em um feriado prolongado de quatro dias retornando às funções apenas na terça-feira (3), já que o início da próxima semana será marcado pelo Dia de Finados, celebração religiosa que é feriado no calendário nacional. Entretanto, não trabalhar na próxima sexta-feira não é opção para todos os funcionários públicos estaduais.
Em nota encaminhada na tarde desta terça-feira (27), o governo de Minas Gerais esclareceu que o ponto facultativo não se aplica àqueles que atuam nos serviços médico-hospitalares e na segurança pública.
A determinação também não vale para os servidores lotados em Unidades de Atendimento Integrado (UAI), na Fundação TV Minas Cultural e Educativa e nos museus, uma vez que são “considerados imprescindíveis a critério das autoridades competentes”, como esclareceu o Estado.