BR-040

Dor na identificação dos corpos

Redação O Tempo

Por ALINE GONÇALVES
Publicado em 18 de março de 2012 | 23:26
 
 
 
normal

Curvelo. "Estou triste porque perdi um irmão, mas feliz porque vou poder enterrá-lo". Foi assim que o mecânico Davi Malta, 34, descreveu o sentimento de alívio ao reconhecer em Curvelo, na região Central, o corpo do também mecânico Isaías Vieira, 31, vítima do acidente que deixou 15 mortos, anteontem, na BR- 040. O ônibus em que ele estava levava trabalhadores de Paracatu, no Noroeste de Minas, para Ipatinga, no Vale do Aço, e se chocou com uma carreta que transportava um suporte de turbina eólica, na altura de Felixlândia.

Segundo Davi, o processo de reconhecimento foi longo e a faltaram informações. "Primeiro, não sabiam se ele tinha morrido e nos falaram que havia dois feridos graves em Belo Horizonte. Fomos lá e não os reconhecemos. Aqui em Curvelo, fui ao Instituto Médico Legal (IML) porque três corpos estavam sem identidade, mas também não eram do meu irmão. Então, nos autorizaram a abrir os 12 caixões com os corpos já identificados e, no décimo, eu vi meu irmão. Ou seja, ele ia ser enterrado com o nome de outra pessoa, por outra família".

Ainda, segundo Davi, a identificação dos corpos, muitos mutilados com o impacto do acidente (a carreta, segundo a Polícia Civil, pesava 40 t), foi feita apenas com os documentos dos trabalhadores, o que pode ter gerado o equívoco.

Feridos. Em Belo Horizonte, dois feridos seguem em estado grave. "Ele teve traumatismo craniano, quebrou as duas pernas e também a costela", contou a aposentada Zélia Ferreira dos Santos, 58, mãe do mecânico Walace Ferreira, 32. O outro ferido é Douglas Senna, 20.

Quarenta e três pessoas estavam no ônibus. Seis feridos seguem internados em Curvelo, Sete Lagoas e na capital. Os demais voltaram ontem cedo para Ipatinga. (Com Jhonny Cazetta)

Mortos
Adriano Ferreira Lopes, 28 
Altair Bicalho, 44
Carlos Ferreira dos Santos, 46
Cleudes Gomes, 26
Davi de Farias Mendes*
Edson Gomes Silva, 26
Gerson Souza, 61
Gilberto de Souza Gonçalves, 51
Isaías Vieira Silva, 31
Ivanildo Gomes, 29
Jadson Lage, 29
Joel Lucindo Andrade, 52
José Maria Barreto, 33 
Nivaldo José Lourenço dos Santos, 40 
Thadeu Schubert*
* sem idade revelada

Empresa
Apoio. O presidente da Conenge, Heleno Conte, disse que presta toda ajuda necessária aos feridos e às famílias dos mortos (velórios, traslados, hospedagem e alimentação). E ele afirma ainda que se o motorista da carreta estivesse devagar, "a tragédia seria menor".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!