Fake news

É fake: áudio de suposto bombeiro no WhatsApp sobre coronavírus em MG é mentira

Na gravação, o homem que se identifica como bombeiro diz que há mais de 50 casos de coronavírus em Minas e que o governo construirá um hospital no estado

Por Lara Alves
Publicado em 28 de fevereiro de 2020 | 13:50
 
 
 
normal

É mentiroso um áudio que circula no WhatsApp supostamente gravado por um militar do Corpo de Bombeiros com informações a respeito da disseminação do novo coronavírus em Minas Gerais. A Secretaria de Governo de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros desmentiram, na tarde desta sexta-feira (28), todos os detalhes contidos na gravação.

Entre as questões levantadas pelo homem, identificado no áudio apenas como "comandante Jefferson do 13° Batalhão do Corpo de Bombeiros", está a história de que o governador Romeu Zema (Novo) teria ordenado a construção de um hospital em Minas Gerais para atender os pacientes com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus. 

O suposto militar recomenda ainda que a população não frequente unidades de saúde em toda a região metropolitana de Belo Horizonte, evite sair de casa e compre máscaras para usar no transporte público.

"A coisa está muito complicada, o pessoal da imprensa não está divulgando porque o governo não quer alarmar o povo. O coronavírus já chegou  na região de Contagem, de Betim e de Ibirité. Não frequentem hospitais, evitem sair de casa. Quem for pegar ônibus, pelo amor de Deus, use máscara para andar de ônibus", alarma o homem na gravação, que dura pouco mais de um minuto.

Além de todas essas declarações, o suposto bombeiro garante que são mais de 58 casos de coronavírus espalhados por Belo Horizonte, Contagem e Betim – essas duas na região metropolitana.

Ainda segundo ele, todas essas informações teriam sido repassadas por um importante agente do Corpo de Bombeiros durante uma reunião. "O coronel falou que não é para alarmar a população, mas eu acho uma sacanagem não falar isso com a população, o povo não está sabendo e esse negócio vai se alastrar", declara. 

Quanto a construção de um hospital com atendimento específico a pacientes com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus, o homem garante que esta é uma determinação do governo de Minas Gerais. Ele ainda declara que a unidade de saúde seria construída por militares do Corpo de Bombeiros, já acionados para plantão.

"Nós já estamos de plantão para construir um hospital. Veio uma ordem direto do governador, que vai instituir um hospital na base do 12. Então vocês fiquem atentos aí a qualquer movimentação. Espalhem esse áudio, avisem o povo porque o trem já tá complicado. Aqui no Brasil já chegou o coronavírus muito antes do Carnaval", conclui.

Mentiras

Construção de hospital: Questionada a respeito da informação de que um hospital seria construído para atender pacientes com esse quadro sintomático específico, a Secretaria de Governo declarou que a afirmação é "absolutamente improcedente". 

Comandante Jefferson: a Segov declarou ainda que não existe 13° batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O homem que gravou o áudio diz pertencer a essa unidade inexistente. O Corpo de Bombeiros reforçou ainda que não existe o batalhão, assim como não existe esse militar. 

Mais de 50 casos em MG: a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga apenas cinco casos suspeitos de coronavírus em toda a região, de acordo com o último boletim publicado pelo órgão ainda nessa quinta-feira (27). Ações de enfrentamento ao contágio pelo vírus já são tomadas após a apresentação do Plano de Contingência para Emergência. 

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publicou, nesta sexta-feira (28), uma nota declarando abertamente que o áudio é mentiroso. Leia na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que é falso um áudio que está sendo veiculado nas redes sociais sobre a disseminação do COVID-19 (coronavírus) em Minas Gerais, atribuído a um suposto Tenente-Coronel Jeferson e a um suposto 13o Batalhão de Bombeiros Militar. Todas as informações desse áudio são falsas, inclusive não existe esse militar nem esse batalhão na estrutura do CBMMG.

A Secretaria de Saúde reforça que não existe, no momento, nenhum tipo de acionamento do Corpo de Bombeiros para apoiar questões relacionadas ao coronavírus. Todas as informações sobre os casos suspeitos no estado e orientações são diariamente atualizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e disponibilizadas no site da Secretaria. Lembramos que nessa quinta-feira (27/2), a SES apresentou o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!