Apesar da maioria dos brasileiros ter os quatro dias livres do trabalho para curtir a folia ou simplesmente descansar, o Carnaval não é considerado feriado nacional e depende de leis estaduais e municipais. Em Belo Horizonte por exemplo, o Carnaval não é feriado, já na cidade do Rio de Janeiro o dia da folia é feriado. 

Onde não é feriado, como a capital mineira, cabe aos patrões e funcionários fazerem acordos sobre como será o trabalho nesses dias. De ser decidido se  haverá liberação espontânea, se o trabalhador vai cumprir a carga horária normal ou se será liberado e depois haverá compensação de horas. 

Como não é feriado em Belo Horizonte, quem trabalha na terça-feira (25) não recebe dobrado e não tem direito a folga depois. A data é considerada um dia útil normal. A folga na segunda-feira (24) e na quarta-feira (26) emendando o feriado é decidida por cada empregador. 

De acordo com a Câmara dos Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o comércio não vai funcionar na segunda-feira (24) por que será comemorado o dia do comerciário, já na terça-feira (25) é considerado feriado para o comércio apenas e na quarta-feira (26) o trabalho é facultativo a partir de 12h. Os bancos não vão funcionar na segunda e na terça-feira. Na quarta cabe aos bancos definirem o funcionamento.

Os órgãos públicos geralmente não funcionam na segunda e terça de Carnaval e retornam o atendimento ao público a partir de meio dia da quarta-feira.