Contagem

'Em alerta total', diz mãe de alunos de escola alvo de ataques nazistas em MG

Escola Municipal José Silvino Diniz amanheceu com vários espaços destruídos e com mensagens em referência ao nazismo

Por Manuel Marçal e Rayllan Oliveira
Publicado em 29 de novembro de 2022 | 10:39
 
 
 
normal

"Meus filhos estudam aqui, como eu mando eles para a escola?", o questionamento é da dona de casa Angélica Andrade, de 30 anos, mãe de dois alunos da Escola Municipal José Silvino Diniz, alvo de ataques com referências nazista nesta terça-feira (29). A unidade de ensino em que os filhos dela estudam amanheceu com vários espaços destruídos e com mensagens em referência ao nazismo, como o desenho da suástica e o nome de Hitler, líder do nazismo alemão.

"Está caótico. A sala da diretoria foi atacada, a dos professores, o pátio, a parte de cima da escola, a exposição do Dia da Consciência Negra", disse a mãe dos alunos. Até o momento, não se tem informações sobre os responsáveis. A suspeita, de alguns colaboradores da escola, é de que possa ter tido a participação dos estudantes do nono ano. Isso porque foi criado um perfil em uma rede social com imagens internas da escola, o que ocasionou a suspeita.

"Nós descobrimos um perfil em uma rede social com imagens internas da escola", disse um colaborador da escola em anonimato para a reportagem de O Tempo. Além das imagens da unidade escolar, o perfil conta com diversas publicações do jogo de videogame "Bully".  No jogo eletrônico de ação-aventura um dos personagens realiza ataques em escolas.

A Polícia Militar esteve na escola durante a manhã de hoje e registrou um boletim de ocorrência. Segundo o colaborador da instituição de ensino, a perícia da Polícia Civil não chegou a ser acionada porque os funcionários já haviam entrado na escola, o que pode ter alterado a cena do crime. A Guarda Municipal de Contagem também foi deslocada para as proximidades da instituição e permaneceu na região durante a manhã.

O ataque com referências ao nazismo em Contagem ocorreu quatro dias depois que um adolescente de 16 anos, que vestia uma roupa com uma suástica, símbolo do nazismo, invadiu e atirou em colaboradores e alunos de duas escolas em Aracruz, no Espírito Santo. Quatro pessoas morreram e outras onze ficaram feridas, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, por meio de nota, que instaurou procedimento investigativo para apurar os fatos. "A perícia oficial foi acionada para realizar os levantamentos de praxe que irão subsidiar a investigação, que tramita a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil do município", disse. Também em nota, a prefeitura de Contagem disse que as aulas na Escola Municipal José Silveira Diniz foram suspensas até o dia 1º de dezembro devido aos danos na estrutura do local. A administração municipal disse ainda que a escola não possui câmeras e que está em andamento um projeto para implantação de um sistema de videomonitoramento nas unidades de ensino da cidade. 

Veja o que disse a Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Educação e de Defesa Social, em relação a invasão na Escola Municipal José Silveira Diniz, bairro Solar do Madeira, informa que:

  • A equipe de inteligência da Guarda Municipal e a Polícia Militar estão no local, averiguando os acontecimentos, apurar e identificar a autoria do fato.
  • As aulas na Escola Municipal José Silveira Diniz, bairro Solar do Madeira, foram suspensas até o dia 1º de dezembro, visto que a estrutura do local foi bastante danificada;
  • Esta unidade, especificamente, não possui câmeras.
  • Esclarece que está em andamento um projeto para implantação de um Sistema de Videomonitoramento específico para as escolas;
  • Além disso, as unidades contam com o apoio da Guarda Municipal e da PMMG para garantir a segurança das unidades, que será reforçada;
  • Informa, ainda, que houve uma tentativa de invasão na Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha". Forçaram a entrada por diversos lugares, mas não conseguiram entrar.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!