FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO

Em BH, 18 novos radares entram em operação nesta segunda-feira

São três equipamentos de fiscalização de excesso de velocidade e 15 detectores de avanço de semáforo, de acordo com a BHTrans

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 16 de maio de 2016 | 13:02
 
 
 
normal

Em BH, 18 novos radares já funcionam desde o início da manhã desta segunda-feira. São três equipamentos de fiscalização de excesso de velocidade e 15 detectores de avanço de semáforo.

Os radares estão espalhados em pontos como nas avenidas Afonso Pena, Francisco Sales, Teresa Cristina e Dom Pedro I. No caso da avenida dos Andradas esquina com rua dos Caetés, dois radares de avanço de semáforo foram instalados no mesmo ponto. De acordo com a BHTrans, isso acontece devido a extensão da via, que tem cinco faixas, assim, um dos equipamentos monitora duas e outro fica com as três restantes. A mesma explicação serve para a avenida do Contorno esquina com o Viaduto J.Oswaldo Faria. No ponto entre a avenida Afonso Pena esquina com avenida Carandaí, também foram implantados dois equipamentos, um para monitorar os motoristas que seguem para a região Hospitalar e outro para os que vão no sentido do bairro Floresta.

Segundo a BHTrans, os locais para instalação dos equipamentos foram escolhidos levando em conta o número de acidentes com vitimas, fatores técnicos e o potencial risco de novos acidentes. Ainda de acordo com o órgão, faixas de pano serão usadas para informar os motoristas sobre o início da operação dos radares, além de placas de velocidade máxima permitida conjugadas com placas indicativas de “Fiscalização Eletrônica".

Para o consultor em trânsito Ozias Batista, a fiscalização e a punição, seja eletrônica ou por meio de agentes, são fundamentais para que os motoristas respeitem as regras e, com isso, contribuam para a segurança e fluidez do tráfego. “O certo seria a pessoa obedecer a sinalização. Como isso não acontece, a punição por meio de multa se faz necessária. O objetivo da fiscalização é não deixar o sistema parar”, afirma. Ozias acrescenta ainda que “a sociedade fica com a impressão que mais aparelhos de fiscalização eletrônica representam maior registro de multas, mas isso não é verdade. Quanto mais a população se acostuma com o radar e sua localização, menos infrações são registradas e, consequentemente, teremos motoristas mais conscientes e trânsito mais seguro”.

Hoje, com a implantação dos novos equipamentos, Belo Horizonte acumula um total de 180 detectores de avanço de semáforo e 108 de excesso de velocidade. Os novos equipamentos para fiscalização de avanço de semáforo foram homologados no Diário Oficial do Município (DOM) pela da Portaria SMSU 003/2016. Já a instalação dos radares de fiscalização de excesso de velocidade ou “Controlador Fixo de Velocidade” ocorre em função do contrato da Concorrência Pública 04/2013, homologada em 10/2014.

Veja quais são os locais onde os radares de fiscalização de avanço de semáforo foram colocados:

FOTO: BHTrans/Divulgação
equipamentos de fiscalização de avanço de semáforo, bhtrans, radares
Pontos de instalação dos radares de fiscalização de avanço de semáforo


Veja quais são os locais onde os radares de fiscalização de excesso de velocidade foram colocados:


- Avenida Teresa Cristina nº 6993 - Sentido: Bairro / Centro
- Avenida Dom Pedro I, oposto a nº 3038 - Sentido: Bairro / Centro
- Avenida Dom Pedro I, nº 3880 - Sentido: Centro / Bairro
 

Atualização 16h48

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!