Em meio a onda de calor que atinge grande parte de Minas, com temperaturas cerca de 5ºC acima da média, moradores do bairro Gávea II, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, reclamam da falta de água nas torneiras desde a última sexta-feira (10 de novembro). Conforme populares, o abastecimento voltou por duas horas no sábado (12), mas voltou a sumir. A Copasa alega que as altas temperaturas dos últimos dias causou um aumento do consumo de água e provocou intermitência no abastecimento. 

O motorista de aplicativo, Leonardo Henrique, de 29 anos, no entanto, afirma que o problema de falta de água é recorrente na região. Dessa vez, começou na última sexta-feira (10). "Está muito complicado, desde sexta enfrentamos ausência de água. Já fizemos várias solicitações na Copasa e ela alega que o abastecimento está normal, mas a água não chega. No sábado de manhã a água veio e ficou por duas horas, depois acabou. A tarde voltou um pouco, depois ficamos de 17h até 22h sem água e voltou de novo. Aí acabou na madrugada de sábado e não voltou mais", reclama. 

O morador afirma ainda que outros bairros também estão sofrendo com o problema. "Gavea I e II, Serra Dourada e Vila Esportiva também tem relatos de falta de água", afirma. 

Em nota, a Copasa informou que as altas temperaturas dos últimos dias causaram um aumento do consumo de água, que tem provocado intermitência no abastecimento do bairro Gávea II, em Vespasiano. Durante este período, o fornecimento de água para a região está sendo reforçado por caminhão-pipa. 

Segundo a estatal, o aumento do consumo pode ocasionar situações pontuais de falta de água em algumas regiões, principalmente nos horários de pico. "Quando identificada alguma ocorrência, a Copasa atua prontamente para que a recuperação do sistema seja mais rápida", garantiu.

Ainda conforme a empresa, técnicos estão sendo enviados ao bairro Gávea para verificar a situação do abastecimento na região e tomar as providências necessárias.