Combate à fome

Empresas distribuirão vale de R$ 100 a população vulnerável em todo o Brasil

Campanha de doações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) permitirá que empresas e pessoas decidam quais comunidades serão beneficiadas

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 20 de abril de 2021 | 12:00
 
 
 
normal

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) inicia, nesta quarta-feira (21), uma campanha de arrecadação de doações para distribuir um cartão de R$ 100 para famílias em situação de vulnerabilidade utilizarem em supermercados de todo o país. Em Minas Gerais, o diretor do grupo ABC, Valdemar Martins do Amaral, sediado em Divinópolis, sinalizou que doará R$ 50 mil reais para o projeto. 

Os cartões serão carregados a partir de doações de pessoas e de empresas. Na faixa de doações menores de R$ 5.000, o dinheiro será encaminhado à ONG Ação da Cidadania, que os reverterá em cestas básicas. As doações mais altas que isso serão convertidas em carga para os cartões. As empresas poderão escolher comunidades específicas para as quais doar, se desejarem, e o nome de cada instituição doadora será estampado no cartão.

Os cartões não serão recarregados, mas poderão ser utilizados repetidas vezes em qualquer supermercado que aceite as bandeiras Alelo, Sodexo e Ticket, até os R$ 100 serem esgotados ou pelo prazo de 90 dias, a partir de cada uso. O doador também poderá entregar cartões mais de uma vez às mesmas comunidades, se desejar, durante a campanha, que durará pelo menos 120 dias. “O cartão, em vez da cesta de alimentos, permite que o beneficiário possa escolher os produtos que deseja. Não que uma cesta básica seja inadequada, mas o cartão dá liberdade de escolha, até de local, para a pessoa, inclusive, escolher promoções”, explicou Ronaldo Santos, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), na coletiva de imprensa que detalhou a iniciativa, nesta terça-feira (20). O vale será bloqueado para compra de bebidas alcoólicas.  

Não há critério definido para quem poderá receber os cartões, já que a própria empresa escolherá a comunidade beneficiada. A Abras recomenda, porém, que a ação seja voltada aos grupos de maior vulnerabilidade social mapeados pelos governos municipais e estaduais. Em São Paulo, por exemplo, a Apas estuda a possibilidade de se unir ao governo estadual para distribuir cartões nas regiões mais pobres do Estado. Procurado pela reportagem, o governo de Minas não respondeu se está em diálogo com a iniciativa, mas disse que lançará, na próxima semana, uma campanha para arrecadar alimentos para famílias que estão na faixa de extrema pobreza e em situação de vulnerabilidade social, o que ainda não detalhou.

Não há possibilidade de que o próprio cidadão procure um cartão da Abras, por ora, já que a distribuição depende da escolha de cada empresa ou pessoa doadora, o que ainda será iniciado. 

Em todo o Brasil, as doações serão abertas oficialmente nesta quarta-feira e poderão ser realizadas:

  • pelo site www.doacaosuperessencial.com.br (no ar a partir de quarta);
  • pelo telefone (11) 3838-4525;
  • pelos número de WhatsApp (11) 97240-1468 e (11) 94178-7092;
  • pelo email doacao@superessencial.com.br.

Os cartões serão produzidos pelas bandeiras Alelo, Sodexo e Ticket, a partir de um acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT). Eles serão distribuídos onde o doador preferir: pode ser em alguma ONG, por exemplo, ou em algum ponto da própria instituição. Cada empresa precisa confeccionar pelo menos 50 cartões, que serão disponibilizados a ela até 30 dias após a doação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!