A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), laboratório oficial de Minas, explicaram, nesta quarta-feira (18), como se dá o fluxo de informações para a confirmação de casos positivos de coronavírus. Em muitos casos, o resultado tem sido divulgado por prefeituras municipais ou mesmo pelos próprios pacientes, mas os dados demoram a constar das estatísticas oficiais.
Tal situação tem deixado parte da população apreensiva, conforme relatos à reportagem nos últimos dias. A Funed explicou que há variação no tempo de liberação de resultado, segundo a demanda recebida.
"Hoje (18/3), as amostras, os exames e os resultados estão sendo recebidas, conferidas, processadas e tendo resultados liberados no sistema GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial) entre 48 e 72 horas a partir da entrada das amostras na Funed", explicou a fundação, em nota enviada a O TEMPO.
A Funed não divulga os resultados, uma responsabilidade das secretarias de Estado e municipais. A Funed esclarece ainda está dentro de sua capacidade produtiva, e está estabelecendo parcerias com outros laboratórios públicos para atendimento da demanda, caso haja um crescimento exponencial dos pedidos. Os kits para diagnósticos são suficientes para o momento.
Os casos mais graves de internação em Centros de Terapia Intensiva (CTIs) são priorizados, conforme solicitação dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual e municipal.
Triagem
O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública, o Coes Coronavírus (Coes-MG), criado pelo Estado para acompanhar a pandemia, é o responsável por reunir os dados e divulgar os números no boletim epidemiológico diário.
Assim que um caso suspeito é identificado, realiza-se uma triagem com o paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de internação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o Cievs-MG ou a Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.
Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, do Ministério da Saúde. Através deste formulário que é gerado todo o banco de dados do coronavírus no Estado. O Coes Coronavírus analisa o banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do boletim diário.
Por causa de todo esse trâmite, pode haver diversas situações que atrasam a atualização do banco de dados para produção do boletim: município ainda não preencheu formulário do RedCap, paciente realizou exame em laboratório particular e o resultado ainda não foi informado para o Coes, formulário foi mal preenchido pelo município e necessita de mais informações, etc. É por isso que pode acontecer divergências entre o número de casos que é captado pela imprensa e o número de casos tratados pelo Coes-MG.
Entenda o fluxo do serviço na Funed:
- As amostras chegam à Funed previamente cadastradas no Sistema GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial). A porta de entrada das amostras na Funed é o Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (Sgab), onde estas são recebidas, conferidas e encaminhadas ao laboratório responsável pela realização dos exames, o Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR).
- Cabe a Funed a realização e liberação das informações laboratoriais no sistema GAL em que o solicitante e gestores da saúde pública têm acesso autorizado (unidade de atendimento solicitante, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério de Saúde, Secretaria de Estados de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde, etc.).
- A divulgação de resultados e fechamento de casos é de responsabilidade dos gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e das Secretarias Municipais. A Funed não divulga dados laboratoriais.