POÇOS DE CALDAS

Escola de atentado em MG decide acolher profissionais antes do retorno das aulas

Aulas foram canceladas desde terça (10), quando ocorreu o atentado; um adolescente de 14 anos morreu e outros três ficaram feridos

Por Isabela Abalen
Publicado em 13 de outubro de 2023 | 16:55
 
 
 
normal

O retorno das aulas na Escola Profissional Dom Bosco, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, onde ocorreu o ataque que matou um adolescente e feriu outros três na última terça-feira (10 de outubro), foi adiado por mais dois dias. A decisão, publicada por comunicado nas redes sociais da unidade, foi tomada para que seja possível acolher primeiro os profissionais da escola antes do retorno dos alunos na quarta-feira (18). 

Assim, na segunda e na terça-feira (16 e 17 de outubro), a direção estará focada em receber, ouvir e acolher os professores e trabalhadores depois do trauma do ataque. A partir da quarta (18), será a vez dos alunos serem escutados, e a rotina começa a voltar ao normal.

De acordo com o comunicado divulgado pela instituição, a decisão por tirar um momento para acolher trabalhadores e alunos foi feita “em respeito ao momento sensível de toda a comunidade escolar”.

Como adiantado por O TEMPO, está planejada também uma reunião na segunda-feira (16) para elaborar novas estratégias de segurança que possam coibir futuras ameaças. No colégio, estudam aproximadamente 1,6 mil estudantes do 6º ao 9º ano em período integral.

A única medida de proteção da escola, até o momento, é o controle da entrada de alunos e familiares na portaria. "Só temos que agradecer o apoio. É uma coisa que nunca achamos que fosse acontecer, mas aconteceu. Vamos intensificar a segurança, não vamos ficar parados", disse a diretora Maria José Barbosa em coletiva de imprensa na quarta-feira (11) após o ataque. 

Entenda

O ataque ocorreu na saída do turno da tarde, por volta das 17h. O adolescente entrou armado com uma faca e atacou as vítimas. A Polícia Militar foi acionada via 190 e, ao chegar à escola, a corporação encontrou o responsável pelo ataque contido por populares. Quatro pessoas foram atingidas. 

Um adolescente de 14 anos, chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Poços de Caldas, mas deu entrada com quadro de parada cardíaca. Foram feitas manobras de reanimação cardiopulmonar por cerca de uma hora, mas ele não respondeu à intervenção e teve o óbito confirmado.

Outros dois de 13 anos, sendo uma menina e um menino, passaram por cirurgia e permanecem internados em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Poços de Caldas. A quarta vítima, a adolescente de 17 anos, também está no hospital em observação, com quadro estável e sem risco de evolução para óbito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!