Uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (21 de fevereiro) autoriza, de forma temporária, o uso de faixas exclusivas de ônibus por parte de veículos de transporte escolar credenciados na Prefeitura de Belo Horizonte. A autorização ocorre após resultado dos testes feitos entre outubro e dezembro do ano passado.
A partir desta quarta-feira, fica autorizada, temporariamente, até 31 de dezembro deste ano, a circulação dos veículos do transporte escolar credenciados cujas rotas de trabalho no transporte de escolares incluam as avenidas Dom Pedro II, Presidente Carlos Luz e Antônio Abrahão Caran. A permissão vale para as faixas exclusivas destinadas à circulação dos ônibus do transporte coletivo em ambos os sentidos.
A permissão vale para os dias úteis em faixas de horário específicas, sendo das 5h30 às 7h30, de 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h30.
Conforme a portaria, a autorização vale desde que sejam cumpridos alguns requisitos, como não embarcar ou desembarcar alunos nos respectivos corredores viários, que os veículos estejam caracterizados como escolares e com a presença de passageiros.
A portaria foi assinada no último dia 6, mas publicada apenas nesta quarta-feira.