Retorno gradual

Escolas estaduais retomam aulas presenciais em BH com alunos do ensino médio

Pela primeira vez desde o início da pandemia, estudantes do 3º ano do ensino médio puderam voltar às salas de aula

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 03 de agosto de 2021 | 08:48
 
 
 
normal

Após o recesso escolar de julho, as aulas presenciais retornam nesta terça-feira (3) na rede estadual de ensino em Minas. Em Belo Horizonte, pela primeira vez desde o início da pandemia, alunos do 3º ano do ensino médio também retornaram às salas de aula da rede.

Na capital, que reúne 226 unidades escolares do Estado, cerca de 62 mil estudantes estão matriculados nos anos que já podem retornar às salas: do 1º ao 5º ano, e 9º do ensino fundamental, além de alunos do 3º ano do ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) estima que 50% dos alunos dos anos autorizados a retornar irão comparecer às escolas.

Segundo levantamento da SEE-MG, 16% das escolas estaduais que retomaram as atividades presenciais informaram a situação de greve de pelo menos um servidor na unidade. 

Na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, no bairro Lagoa, na região de Venda Nova, a fila de alunos aguardando a entrada por volta das 7h surpreendeu a estudante Talita Nonato, 17. "Tem mais gente do que imaginei, porque ainda não tomamos vacina e temos um risco de contágio com o coronavírus. Vim de teste porque não estava aprendendo com aula remota", contou. Duas filas, com cerca de 20 alunos cada, formavam-se ao lado do portão: uma de alunos do 3º ano e outra, do 9º.

A estudante Talita Nonato, 17, foi à escola contra a vontade da mãe. "Minha mãe não queria que eu viesse, porque sou do grupo de risco, tenho diabetes. Mas eu não confio na aula online. Era difícil pedir ajuda para os professores, que estavam sempre ocupados", conta.

O diretor da unidade, Joselito de Sousa, diz que cerca de 30% dos alunos matriculados não tinham acesso adequado à internet e que parte deles já está de volta à sala de aula nesta terça. "Atendemos uma comunidade de grande vulnerabilidade. Eu mesmo levei material na casa de alguns alunos. No ensino remoto, o grande desafio é desertar os meninos"

A primeira a chegar à escola, antes de os portões abrirem, foi Gyanny Stefanny, 15. "Eu não garanto o cuidado do distanciamento porque bate aquela saudade e vontade de abraçar os amigos", diz.

A escola, que geralmente tem 36 turmas, está operando com nove, com no máximo nove alunos em cada, de acordo com a direção. Nas salas de aula, com janelas abertas, os alunos mantinham distanciamento nas carteiras no começo da manhã. Segundo a SEE-MG, estudantes que ainda não tenham retornado e decidam voltar à escola devem informar à diretoria de cada unidade, para que sejam encaixados nas turmas. Mesmo quem for à sala de aula deve continuar entregando os Planos de Estudos Tutorados (PET). A cada semana, as turmas se revezarão na escola — quem teve aula nesta terça na unidade, por exemplo, ficará em casa na próxima semana.

"O que temos agora é um ensino híbrido. As aulas presenciais são um apoio e reforço. Esta primeira semana é de acolhimento e orientação dos estudantes. Quando alguém tem sintomas de Covid-19, comunica a escola e a Secretariia de Estado de Saúde faz acompanhamento do caso", detalha a subsecretária de desenvolvimento da educação básica, Izabella Cavalcante Martins, que compareceu à escola nesta manhã.

De acordo com ela, ainda não há relatos de atividades paralisadas em alguma escola devido à greve estadual dos profissionais da educação iniciada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG). O sindicato também não tem números da adesão de trabalhadores até o momento.

Calendário

Na próxima segunda-feira (9), os estudantes do 2º ano do ensino médio e do 8º ano do ensino fundamental, além dos anos de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também poderão retornar as atividades presenciais na rede estadual.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!