Alternativa para a retomada do entretenimento e do lazer em meio à pandemia do coronavírus na cidade, eventos e cinemas no formato drive-in começam a funcionar em Belo Horizonte hoje. E para tentar evitar a transmissão da doença, a prefeitura divulgou as regras a serem seguidas por organizadores e clientes.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o protocolo de funcionamento determina a realização dos eventos em locais descobertos e cercados, com restrição do número de veículos – é proibida a entrada de motos, bicicletas, veículos conversíveis, vans e similares. Os pedestres também estão vetados. Cada carro deve ter no máximo quatro pessoas.
Cada vaga de estacionamento deve ser previamente demarcada e garantir distanciamento mínimo de dois metros entre cada veículo.
Caso seja necessário receber algum tipo de atendimento da equipe do evento, o cliente deve ligar o pisca-alerta – durante esse contato, todos devem usar máscaras. As normas ainda impedem a interação entre participantes de veículos distintos que estejam no evento e a saída dos carros, exceto para ir ao banheiro.
Vendas
O protocolo, publicado ontem no “Diário Oficial do Município” (DOM), prevê que os ingressos serão vendidos preferencialmente de forma antecipada e eletrônica. Caso o cliente tenha adquirido algum alimento, a retirada acontece através do drive-thru ou diretamente no carro, com todos os cuidados de higiene – as embalagens precisam ser desinfetadas com álcool 70% antes de serem entregues.
Já em relação aos banheiros, devem ser adotados o distanciamento de dois metros entre quem aguarda para acessar o espaço, limitado à capacidade de uso. As saboneteiras e os toalheiros precisam ser mantidos com sabonete líquido, álcool 70% e papel-toalha. A limpeza deve ser reforçada, e o uso da máscara é obrigatório.
O equipamento também deve ser utilizado pelos funcionários, que devem manter um distanciamento de dois metros entre os colegas e clientes. De acordo com a prefeitura, é necessário evitar “conversas desnecessárias entre si e com os clientes”, e todos os profissionais que tiverem suspeita da Covid-19 serão encaminhados para as unidades de saúde.
As atividades no formato drive-in só podem funcionar em Belo Horizonte de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h.
Veja abaixo todas as regras:
Acesso e permanência:
- O evento deverá ser realizado em local descoberto e cercado, possibilitando a restrição da quantidade de veículos a serem estacionados no local.
- É vedada a entrada de motocicletas, bicicletas, veículos conversíveis com a capota aberta, vans e similares e pedestres.
- São permitidos no máximo quatro ocupantes por veículo.
- Deve haver distância de, no mínimo, dois metros entre vagas demarcadas para estacionamento de veículos.
- Em caso de necessidade de atendimento, o cliente deverá ligar o pisca-alerta para que a equipe do evento possa atendê-lo.
- É vedado deixar a porta do veículo aberta durante o evento.
- É vedada a saída do público dos veículos, exceto para ida ao banheiro.
- É vedada a interação entre participantes de veículos distintos.
- É obrigatório o uso de máscaras ao sair do veículo e quando houver atendimento pela equipe do evento.
Ingressos e alimentos:
- Deve-se dar preferência à venda antecipada e eletrônica de ingressos e alimentos.
- Caso o cliente tenha adquirido itens de alimentação, poderá retirá-los no drive-thru ou recebê-los diretamente no carro.
- Devem-se desinfetar com álcool 70% todas as embalagens de alimentos antes de entregá-las ao cliente.
- Na entrada do evento, o cliente deverá apresentar QR Code do ingresso ou ingresso já impresso para os recepcionistas.
Banheiros:
- Mecanismos para assegurar o distanciamento de dois metros entre pessoas que se deslocam e aguardam para acessar os banheiros devem ser assegurados.
- O acesso aos banheiros deve ser limitado à sua capacidade de uso.
- As saboneteiras e os toalheiros dos lavatórios dos clientes e colaboradores devem ser mantidos abastecidos de sabonete líquido, papel-toalha descartável e álcool 70%.
- Os banheiros devem ser limpos e sanitizados de acordo com a necessidade.
Profissionais:
- Os funcionários devem ser instruídos sobre a obrigatoriedade do uso e da correta utilização da máscara e manuseio para guarda ou descarte, realizando a troca no máximo a cada quatro horas de trabalho, se estiver úmida ou sempre que necessário.
- Funcionários devem vestir uniforme somente no local de trabalho.
- Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados.
- Deve-se manter afastamento adequado no contato entre clientes e funcionários do evento.
- Deve-se reforçar a importância da distância de dois metros entre os funcionários.
- Os funcionários devem evitar conversas desnecessárias entre si e com os clientes.
- Funcionários devem ser afastados em casos de constatação ou suspeita de ter contraído a Covid-19, devendo ser encaminhados para atendimento em unidades de saúde.