Lazer em meio à pandemia

Eventos e cinemas no formato drive-in têm regras definidas em BH

Locais devem ser abertos, com distanciamento mínimo de dois metros entre cada veículo e lotação máxima de quatro pessoas nos carros

Por Lucas Morais
Publicado em 06 de agosto de 2020 | 08:21
 
 
 
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Alternativa para a retomada do entretenimento e do lazer em meio à pandemia do coronavírus na cidade,  eventos e cinemas no formato drive-in começam a funcionar em Belo Horizonte hoje. E para tentar evitar a transmissão da doença, a prefeitura divulgou as regras a serem seguidas por organizadores e clientes.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o protocolo de funcionamento determina a realização dos eventos em locais descobertos e cercados, com restrição do número de veículos – é proibida a entrada de motos, bicicletas, veículos conversíveis, vans e similares. Os pedestres também estão vetados. Cada carro deve ter no máximo quatro pessoas.

Cada vaga de estacionamento deve ser previamente demarcada e garantir  distanciamento mínimo de dois metros entre cada veículo.

Caso seja necessário receber algum tipo de atendimento da equipe do evento, o cliente deve ligar o pisca-alerta – durante esse contato, todos devem usar máscaras. As normas ainda impedem a interação entre participantes de veículos distintos que estejam no evento e a saída dos carros, exceto para ir ao banheiro.

Vendas

O protocolo, publicado ontem no “Diário Oficial do Município” (DOM), prevê que os ingressos serão vendidos preferencialmente de forma antecipada e eletrônica. Caso o cliente tenha adquirido algum alimento, a retirada acontece através do drive-thru ou diretamente no carro, com todos os cuidados de higiene – as embalagens precisam ser desinfetadas com álcool 70% antes de serem entregues. 

Já em relação aos banheiros, devem ser adotados o distanciamento de dois metros entre quem aguarda para acessar o espaço, limitado à capacidade de uso. As saboneteiras e os toalheiros precisam ser mantidos com sabonete líquido, álcool 70% e papel-toalha. A limpeza deve ser reforçada, e o  uso da máscara é obrigatório.
O equipamento também deve ser utilizado pelos funcionários, que devem manter um distanciamento de dois metros entre os colegas e clientes. De acordo com a prefeitura, é necessário evitar “conversas desnecessárias entre si e com os clientes”, e todos os profissionais que tiverem suspeita da Covid-19 serão encaminhados para as unidades de saúde.

As atividades no formato drive-in só podem funcionar em Belo Horizonte de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h. 

Veja abaixo todas as regras:

Acesso e permanência:

  • O evento deverá ser realizado em local descoberto e cercado, possibilitando a restrição da quantidade de veículos a serem estacionados no local.
  • É vedada a entrada de motocicletas, bicicletas, veículos conversíveis com a capota aberta, vans e similares e pedestres.
  • São permitidos no máximo quatro ocupantes por veículo.
  • Deve haver distância de, no mínimo, dois metros entre vagas demarcadas para estacionamento de veículos.
  • Em caso de necessidade de atendimento, o cliente deverá ligar o pisca-alerta para que a equipe do evento possa atendê-lo.
  • É vedado deixar a porta do veículo aberta durante o evento.
  • É vedada a saída do público dos veículos, exceto para ida ao banheiro.
  • É vedada a interação entre participantes de veículos distintos.
  • É obrigatório o uso de máscaras ao sair do veículo e quando houver atendimento pela equipe do evento.

Ingressos e alimentos:

  • Deve-se dar preferência à venda antecipada e eletrônica de ingressos e alimentos.
  • Caso o cliente tenha adquirido itens de alimentação, poderá retirá-los no drive-thru ou recebê-los diretamente no carro.
  • Devem-se desinfetar com álcool 70% todas as embalagens de alimentos antes de entregá-las ao cliente.
  • Na entrada do evento, o cliente deverá apresentar QR Code do ingresso ou ingresso já impresso para os recepcionistas.

Banheiros:

  • Mecanismos para assegurar o distanciamento de dois metros entre pessoas que se deslocam e aguardam para acessar os banheiros devem ser assegurados.
  • O acesso aos banheiros deve ser limitado à sua capacidade de uso.
  • As saboneteiras e os toalheiros dos lavatórios dos clientes e colaboradores devem ser mantidos abastecidos de sabonete líquido, papel-toalha descartável e álcool 70%.
  • Os banheiros devem ser limpos e sanitizados de acordo com a necessidade.

Profissionais:

  • Os funcionários devem ser instruídos sobre a obrigatoriedade do uso e da correta utilização da máscara e manuseio para guarda ou descarte, realizando a troca no máximo a cada quatro horas de trabalho, se estiver úmida ou sempre que necessário.
  • Funcionários devem vestir uniforme somente no local de trabalho.
  • Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados.
  • Deve-se manter afastamento adequado no contato entre clientes e funcionários do evento.
  • Deve-se reforçar a importância da distância de dois metros entre os funcionários.
  • Os funcionários devem evitar conversas desnecessárias entre si e com os clientes.
  • Funcionários devem ser afastados em casos de constatação ou suspeita de ter contraído a Covid-19, devendo ser encaminhados para atendimento em unidades de saúde.

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