Luto

Ex-ministro João Camilo Pena morre em Belo Horizonte aos 95 anos

Entidades empresariais e da sociedade civil prestaram pêsames ao engenheiro

Por Da redação
Publicado em 23 de abril de 2021 | 19:00
 
 
 
normal

João Camilo Pena, ex-ministro de Indústria e Comércio do general João Figueiredo, morreu nesta sexta-feira (23) em Belo Horizonte, aos 95 anos. Entidades empresariais e da sociedade civil prestaram pêsames ao engenheiro.

“Minas Gerais e o Brasil perdem um dos seus mais brilhantes e ilustres homens públicos, que prestou relevantes serviços para o desenvolvimento da indústria e do país”, afirma o presidente da Confederaçõa Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade. “Presto sinceras e justas homenagens a ele, em meu nome e dos demais integrantes do Sistema Indústria”, completa, em nota. 

Camilo Pena nasceu em Corinto, na região Central de Minas Gerais, e trabalhou na antiga Companhia Vale do Rio Doce e, posteriormente, na Cemig, onde chegou a ser vice-presidente e presidente. Pena também foi secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais, durante a gestão de Aureliano Chaves. 

"Em 1979, assumiu o cargo de Ministro de Indústria e Comércio, no governo do então presidente João Baptista Figueiredo. Nesta função, comandou a implementação de diversos projetos, com destaque para a revisão do Programa Nacional do Álcool, o Proálcool, que contribuiu de forma decisiva para a redução de gastos do país com importação de petróleo", relembra a CNI no texto. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!