O sábado de Carnaval é de movimentação tranquila em locais de Belo Horizonte tradicionais à folia. Apesar da não realização de festas, há quem não tenha dispensado as fantasias.
Na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, famílias aproveitaram a manhã ensolarada para um passeio com as crianças. A empresária Mariana Pires, de 39 anos, vestiu-se de mulher maravilha para acompanhar os dois filhos, Francisco e Antônio, de 2 e 3 anos, fantasiados de super-homem.
Ela contou que até 2020 aproveitava os blocos que desfilavam pelas ruas. “Esse ano está diferente, o pessoal se reúne, mas sem muita aglomeração”, diz. A opção de ir à praça, segundo ela, veio para aliviar a energia das crianças que aproveitam brinquedos instalados no local. “Ficar em casa é impossível. Ai precisa ser mulher maravilha de verdade”, brincou.
A fonoaudióloga Manoela Miranda, de 38 anos, deixou as duas filhas, Morena e Maria Flor, de 6 e 8 anos, brincando na praça enquanto faz uma caminhada pelo entorno. “É um sábado comum, porque não está tendo bloquinho na rua, e as meninas gostam quando tem Carnaval. Mas a gente não deixou de fantasiar elas e trazer para curtir o sol”, relatou.
Para Manoela, que mora desde que nasceu em Santa Tereza, o sentimento é de tristeza. “Apesar de ser um bairro tradicional, de muitos moradores não gostarem tanto daquela movimentação, eu sempre gostei. Qualquer barulhinho diferente a gente já vai na janela ver se é algum bloquinho passando”, acrescentou.
+ BR-040 com trânsito intenso na região metropolitana, na saída para o feriado
Praça da Estação
Na Praça da Estação, onde as manhãs de sábado de Carnaval são marcadas pela multidão que segue o bloco Então, Brilha!, o cenário era de um dia comum. Apenas pedestres, ciclistas e moradores em situação de vulnerabilidade social ocupavam o espaço às margens da avenida dos Andradas.
Folia noturna
Durante a noite desta sexta-feira, foliões se reuniram no Centro de BH junto a alguns blocos do Carnaval. Os encontros foram observados na Praça da Estação e nas ruas Aarão Reis e Sapucaí.
Em Santa Tereza, moradores também relataram movimentações de foliões. “Essa madrugada foi mais intensa. Como o bairro é bem boêmio, nos outros dias geralmente têm movimentação, mas cessa os barulhos meia noite. Hoje até umas 3h ouvi bem, coisa de Carnaval mesmo”, contou Mariana Pires.
De acordo com a empresária, a movimentação foi tranquila, sem grandes aglomerações, apenas com música alta.