Programação gratuita

Festival Sabiá agita praça Floriano Peixoto neste fim de semana

Com programação focada em público +50, o Festival que começou neste sábado atraiu famílias, crianças e casais para um dia de muita festa na praça

Por Milena Geovana
Publicado em 21 de outubro de 2023 | 18:10
 
 
 
normal

Almofadas feitas de retalhos espalhadas pela arquibancada, cadeiras de praia e de plástico por todo local, crianças,  idosos, pets, todos juntos envolvidos pelo som inebriante de um trio de forró.  Esse era o clima da praça Floriano Peixoto, na Regional Centro-sul, na tarde deste sábado (21) com a realização do Festival Sábia.  A iniciativa,  realizada desde 2019 pela EncantaQueVoa, promove programação gratuita especial voltada para o público +50 nos dias 21 e 22 de outubro. Nesta terceira edição, com o tema (Re) Inventar Caminhos, o evento conta com diversas atrações como shows musicais, teatro, dança, oficinas e grandes atrações, como o grupo Giramundo e Thiago Delegado, que divide o palco com Roberto Menescal e Fernanda Takai. 

Samir Caetano, psicanalista e um dos diretores do festival,  conta que a ideia surgiu junto à sua sócia, Débora Campos, ao perceberem a necessidade de integrar os pais e amigos nos eventos culturais que promoviam. "Nossos conhecidos com mais de 50 anos, não tinham espaço para participar dos eventos. Não eram pensados para eles. Então o festival surge como desejo de integrar nossa família e amigos", comenta. 

Embora seja voltado para o público com mais de 50 anos, o Festival Sabiá é um ambiente tranquilo que atrai toda a família. Quem percebeu isso e decidiu passar a tarde na praça com ao lado de seus filhos foi a relações públicas, Carolina Hauck. "A gente tem que ter esse senso de ocupar os locais da cidade. E os festivais da praça trazem bem-estar para a família, o ambiente não é lotado, o que dá tranquilidade para trazer nossos filhos e ficar aqui com eles", explica.

Quem também decidiu curtir o Festival Sabiá com o intuito de ocupar a praça foi a enfermeira e professora de dança cigana artística e danças populares, Jacqueline Fátima da Silva. "Eu acredito na cultura como meio de transformação social,  de transformação do mundo. E hoje aqui está um espaço muito lindo, e é um espaço público, a gente tem que desfrutar desses eventos. BH hoje é uma efervescência cultural e temos que desfrutar disso", ressalta.  A aposentada Edwiges Lampp, 68, passou o sábado no festival Sábia também se encantou pelo evento. “Eu adoro dançar e o espaço está acolhedor para pessoas idosas. Quem está aqui no momento está gostando, está muito agradável”, comenta.

A festa continua no domingo

Neste domingo (22), a partir das 9h, o Festival Sábia segue animando a praça Floriano Peixoto com uma programação diversa. Dentre as atividades, o público de BH poderá aproveitar gratuitamente um aulão de Yoga no início da manhã, apresentações do Coro Sabiá com Maestro Arnon Oliveira, Trampulim, Salomé Viegas, Chico Amaral e encerrando a 3° edição,  o Baile Sabiá: DJ Joseph + Turma do Passinho. 

“Além de ser gratuito, é um evento muito confortável. Temos preocupação e carinho de montar um evento com sombra, banheiro container com pia, cadeiras para o público sentar. E a programação é muito única”, destaca Samir que convida a todos para passarem no festival neste domingo. Para mais detalhes sobre o evento, basta acessar o instagram @portalsabia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!