Covid 19

Funed divulgará laboratórios capacitados a compor rede de diagnóstico na sexta

As empresas selecionadas irão se juntar ao instituto em uma frente dedicada a oferecer diagnóstico para casos suspeitos do novo coronavírus

Por Alex Bessas
Publicado em 31 de março de 2020 | 20:15
 
 
 
normal

Depois de suspender o cadastro para os laboratórios interessados em compor a RedeLab Covid-19, na última quinta-feira (25), o Fundação Ezequiel Dias (Funed) anunciou que irá divulgar quais empresas foram consideradas capacitadas até esta sexta (3). As selecionadas irão se juntar ao instituto de ciências biológicas e tecnologia, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), em uma frente dedicada a oferecer diagnóstico para casos suspeitos do novo coronavírus.

Em apenas três dias, 120 laboratórios manifestaram interesse em compor a rede. "A Funed irá entrar em contato com todos estes laboratórios, analisar a documentação solicitada e, posteriormente, entrar em contado somente com os laboratórios que atendem aos requisitos necessários", explica o instituito. Devido ao grande volume de interessados, a fundaçao optou por suspender o cadastro.

Ainda de acordo com nota da Funed, "os exames, que serão descentralizados, devem ser realizados pelo método RT-PCR em tempo real" - também conhecido como teste molecular, o modelo é um dos mais seguros na investigação de infecções virais. "Desta forma, os laboratórios que pretendem compor a Rede devem possuir os equipamentos, infraestrutura e expertise para execução deste método", completa a fundação.

Em atualização, a Funed destaca que o Instituto Octávio Magalhães (IOM), pertencente à instituição, é o laboratório Central de Saúde Publica de Minas Gerais (Lacen-MG), "responsável pelas ações de vigilância laboratorial das doenças de notificação compulsória e imediata de interesse da Saúde Pública, por meio de investigações de surtos e epidemias e de agravos que impactam na saúde pública, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais".

O IOM possui 238 funcionários, destes 23 trabalham no Serviço de Gerenciamento de Amostras (Sgab) e 32 trabalham no Serviço de Virologia e Riquetsiose (SVR). "Hoje, todos os funcionários estão ligados direta e indiretamente às análises das amostras de Covid-19, desde seu recebimento até a liberação do resultado", informou a entidade. Além disso, a Funed já selecionou, na segunda-feira (30), "sete funcionários que irão compor o time, reforçando e aumentando a capacidade produtiva no diagnóstico da doença".

Veja quais são os pré-requisitos mínimos que os laboratórios candidatos a compor a Redelab Covid-19 devem atender: 

  • Ser um laboratório que realiza análises de caráter clínico/científico em amostras biológicas humanas, classificado com nível de segurança biológica NB2;
  • Ter recursos humanos e infraestrutura adequada para a execução do método RT-PCR em tempo real;
  • Seguir as normas de qualidade e biossegurança, além de encaminharem as amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, na Funed, a título de controle de qualidade.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!