Inscrições abertas em julho

Governo de MG lança 40.000 vagas para capacitação profissional de jovens

Programa será gratuito e vai acontecer de forma presencial em 425 municípios mineiros a partir de outubro

Por Da Redação
Publicado em 16 de junho de 2021 | 19:45
 
 
 
normal

Com o objetivo de garantir formação técnica gratuita para jovens e adolescentes, o Governo de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (16) cerca de 40.000 vagas de cursos profissionalizantes em todo o estado. O programa "Trilhas para o Futuro" vai contar com investimentos de R$ 534 milhões e oferecer 78 cursos em 425 municípios do estado. Entre as áreas, estão eletrotécnica, enfermagem, sistemas de energia renovável, mecânica, vendas, edificações e automação industrial.

As atividades vão acontecer a partir de outubro, na modalidade presencial, com inscrições abertas entre julho e agosto – a duração será de um ano e meio. A expectativa é atender alunos de escolas públicas matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também da rede particular de ensino. Caso existam vagas remanescentes, quem abandonou a escola também poderá participar.

Ainda vai disponibilizar vale-alimentação e vale-transporte no valor de R$ 18 por aluno. O governador Romeu Zema (Novo) participou do lançamento do programa e ressaltou que os cursos vão auxiliar no aquecimento da economia através da capacitação de mão de obra. “Isso representa um potencial gigantesco para os jovens, que terão acesso a esse curso e também a benefícios como transporte e alimentação, porque, muitas vezes, o jovem precisa ter essa ajuda", comemorou.

Adequação ao Novo Ensino Médio

Para a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, o projeto também vai incentivar a educação mineira a se adequar ao Novo Ensino Médio. “A gente tem muita certeza e muita alegria da garantia da empregabilidade desses estudantes após a conclusão dos cursos. Nosso desejo é anunciar a ampliação dessas vagas no início do ano que vem”, afirmou.

Os cursos foram definidos junto ao setor produtivo, com a participação de 110 empresas localizadas em 50 polos industriais de Minas. "De imediato, identificamos mais de 7.500 vagas em aberto com carência de pessoas qualificadas para preencher e mais de 230 ocupações com demanda imediata no mercado", resumiu o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Confira o cronograma dos cursos profissionalizantes:

22/6 a 6/7 — Publicação do edital e período para inscrição das empresas interessadas em ofertas os cursos

21/7 — Publicação das instituições selecionadas e dos cursos credenciados

24/7 — Publicação do catálogo dos cursos

26/7 a 11/8 — Inscrição para os estudantes

16/8 a 6/9 — Matrículas

18/10 — Início das aulas

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!