Crise no Sistema prisional

Governo já efetivou mil agentes penitenciários desde o fim de 2016

Somente na etapa mais atual, que vai até 31 janeiro, 632 servidores estão na lista dos empossados; os trabalhadores contratados que não passaram no concurso serão dispensados dentro de no máximo 90 dias

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 25 de janeiro de 2017 | 11:05
 
 
 
normal

O governo de Minas Gerais anunciou que cerca de mil agentes penitenciários aprovados em concurso assumiram os cargos desde o fim de 2016. Somente na etapa mais atual, que vai até 31 janeiro, 632 servidores estão na lista dos empossados. A efetivação dos servidores concursados acontece em meio a uma das piores crises no sistema, que tem atualmente quase 62 mil presos em espaços destinados a apenas 32 mil detentos.

Conforme as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), os agentes estão sendo nomeados de forma escalonada. Eles foram aprovados no concurso 08/2013, que totalizou 6.436 candidatos que passaram por seis etapas, desde a prova objetiva até o curso de formação. 

A etapa mais recente das nomeações, dos 632 agentes que atuarão em todas as 186 unidades prisionais do Estado, aconteceram no último dia 17, nesta terça-feira (24) e a última delas será na próxima terça-feira (31). As cerimônias de posse estão sendo realizadas na Cidade Administrativa. 

Rescisão 

Ainda de acordo com a nota da Seap, os agentes contratados, atualmente na ativa e que não fizeram o concurso ou não foram aprovados no certame, terão seus contratos rescindidos por questões legais, que estavam previstas no edital. 

Os contratos serão encerrados de forma gradativa.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!