Possibilidade

Greve dos tanqueiros: relembre paralisação em outubro de 2021

Movimento foi motivado pela alta do preço dos combustíveis, incluindo o diesel, assim como o baixo preço do frete

Por O TEMPO
Publicado em 14 de março de 2022 | 09:31
 
 
 
normal

Após aumento nos preços dos combustíveis, tanqueiros e caminhoneiros ameaçam entrar em greve nesta segunda-feira (14), mas ainda não há confirmação de que, de fato, a paralisação vá ocorrer. Com a iminência do movimento, relembre como foi a paralisação ocorrida em outubro de 2021.

Quando ocorreu?

A greve dos tanqueiros de Minas Gerais foi deflagrada na madrugada do dia 21 de outubro de 2021, uma quinta-feira. Além de Minas, outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, também registraram paralisações.

Por que ocorreu?

O movimento foi motivado pela alta do preço dos combustíveis, incluindo o diesel, assim como o baixo preço do frete. Houve críticas à política estadual e também de preços da Petrobras.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um dos que incidem sobre o preço dos combustíveis em todos os Estados e é de responsabilidade dos governos estaduais. 

Quais foram as consequências?

A greve dos tanqueiros mobilizou uma corrida aos postos de combustível. Em função disso, em alguns locais, começou a faltar álcool e gasolina.

Quando foi suspensa?

A greve dos tanqueiros foi suspensa pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) cerca de 39 horas após seu início.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!