Imposto

Guia do IPTU 2024 em BH terá alterações para evitar fraudes; entenda

Tributo vai ficar 4,72% mais caro em relação ao ano anterior

Por Bruno Daniel e Vitor Fórneas
Publicado em 02 de janeiro de 2024 | 16:57
 
 
 
normal

A guia do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2024 em Belo Horizonte terá mudanças visando combater fraudes ao contribuinte. A informação foi repassada pelo diretor de lançamentos e desonerações tributárias, Fernando Huber, nesta terça-feira (2 de janeiro). O tributo vai ficar 4,72% mais caro em relação ao ano anterior.

“No ano passado houve polêmica por conta de guias falsas e, para evitar desinformações e receio nas pessoas na hora do pagamento, fizemos alterações pontuais. O layout não mudou, porém, agora, não será colorido, somente preto e branco”, afirmou. A guia foi impressa com cores apenas no ano passado, o que causou alguns problemas. A PBH, então, voltou com o modelo anterior. 

Duas novas informações serão acrescentadas na guia do IPTU 2024. Essa é outra estratégia para dificultar a ação de golpistas, já que são informações mais "personalizadas". “Para dar mais transparência, a gente incluiu se existe ou não débitos anteriores e como ele faz para a regularização”. 

Segundo Huber, algumas pessoas podem receber informações de débito mesmo não havendo nada a ser quitado. “O cadastro imobiliário fechou em 15 de dezembro. Se alguém fez o pagamento após esta data, na guia vai constar a informação de dívida, mas não precisa ficar preocupado”. Se a pessoa suspeitar de golpe, a PBH orienta que ela acesse o site da prefeitura e pague a guia impressa por meio da plataforma.

A guia do IPTU na internet também passou por alteração e, a partir deste ano, será da mesma cor daquela enviada na casa dos contribuintes. “Por lá, haverá o campo ‘Entenda a sua guia’ e um vídeo auto-explicativo para a pessoa saber como se chegou ao cálculo do imposto”.

A previsão de arrecadação do IPTU 2024 é de, aproximadamente, R$ 2,1 bilhões. A taxa de adimplência é de 80% a 85%. “Esperamos que a taxa se mantenha”, pontuou o diretor. As guias devem chegar nas casas dos contribuintes na segunda semana de janeiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!