Imunização

Idosos de 74 e 73 anos recebem segunda dose da vacina contra a Covid-19 em BH

Prefeitura de Belo Horizonte antecipou para este sábado as aplicações da segunda dose do imunizante

Por Izabela Ferreira Alves
Publicado em 17 de abril de 2021 | 12:04
 
 
 
normal

Dentro dos carros, não tinha ninguém mal humorado por estar na fila, em plena manhã ensolarada de sábado. Na porta do Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Rua dos Inconfidentes, entre quem aguardava sua vez de tomar a vacina contra Covid-19, várias pessoas manifestaram otimismo. É o caso da aposentada Maria Elisa Ribeiro, 74, após receber a segunda dose do imunizante. “Cada vez a situação está melhorando, estão chegando mais vacinas e acredito que, em pouco tempo, toda a população brasileira vai estar vacinada”, afirma. 

O aposentado Pedro Gaeta Neto, 63, também manifestou apoio à forma como vêm sendo conduzida a campanha de vacinação na capital. “Acho que foi feito da maneira correta, dentro das possibilidades da prefeitura”, diz. Ele e a advogada Dalva Murta Gaeta, 63, receberam ontem a primeira dose e estavam muito contentes. “Nossa, é uma satisfação. Meus filhos estavam muito preocupados com a gente. Dá mais tranquilidade. Apesar de eu achar que a condução do programa de vacinação no Brasil deixa muito a desejar”, compara Dalva. 

O engenheiro civil José Luiz Fróes, 73, discorda. “O governo federal distribuiu 48 milhões de doses e só foram aplicadas 32 milhões. Está indo a contento. Os estados e municípios que não conseguem dar vazão”, avalia. Ele também tomou a segunda dose, mas disse que não iria descuidar da máscara e demais protocolos de higiene para manter-se seguro.   

Ampliar vacinação

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente neste sábado de antecipação da segunda dose da imunização de idosos de 74 e 73 anos, foram vacinadas cerca de 17 mil pessoas, o equivalente a 77% do grupo.

Com a abertura da segunda dose no sábado (17) para idosos entre 74 e 73 anos e, a partir de segunda (19), entre 72 e 71 anos, a Prefeitura de Belo Horizonte antecipa as aplicações de segunda dose da vacina contra a Covid-19. O objetivo é ampliar e agilizar a imunização na capital. O prazo segue as recomendações do Ministério da Saúde e a aplicação deve ser feita com um intervalo de 14 a 28 dias para os vacinados com a Coronavac. 

No sábado, o horário para vacinar-se nos centros de saúde, postos fixos e drive thru é até 15h30. Na segunda-feira, dia 19, o público de 72 e 71 anos poderá se vacinar de 7h30 às 16h30, nos postos fixos e extras, e de 8h às 16h30, nos pontos de drive-thru. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as doses remanescentes em frascos são utilizadas para a imunização de idosos do público-alvo acamados e com mobilidade reduzida, previamente cadastrados no portal da Prefeitura.

Após o horário de vacinação nos pontos fixos, extras (7h30 às 16h30) e pontos de drive-thru (8h às 16h30), as equipes se deslocam à residência dos idosos para a vacinação.

A Prefeitura orienta que para receber a vacina os idosos devem levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. O sistema do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, pode apresentar instabilidade e impossibilitar a verificação da situação vacinal do idoso. Por isso, o cartão de vacinas é indispensável para a aplicação da segunda dose.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!