FÉ CATÓLICA

Igreja São José, no Centro de BH, faz 120 anos no dia do padroeiro

Festa deve receber cerca de 15 mil fieis nesta terça-feira (19 de março)

Por Isabela Abalen e Rayllan Oliveira
Publicado em 19 de março de 2024 | 11:35
 
 
 
normal

Esta terça-feira (19 de março) marca o Dia de São José para a fé católica, o pai adotivo de Jesus e padroeiro da igreja de mesmo nome, localizada na avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. O templo religioso, um dos mais emblemáticos da capital, completa 120 anos junto com a festa de São José. Uma multidão de 15 mil devotos deve se reunir para rezar e pedir proteção às famílias – veja programação abaixo. 

O tema da novena deste ano, que tem ocorrido diariamente desde o último domingo (10 de março), é "São José, guardião das famílias, reconstroi o nosso lar". A festa para o padroeiro terá uma sequência de oito missas. A última, a Missa Solene, que acontece às 18h, será presidida pelo arcebispo metropolitano de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Em seguida, uma procissão seguirá pelas ruas do Centro de BH carregando a imagem de São José.

“É uma alegria imensa realizarmos essa grande festa em honra à São José. Este ano, a celebração lembra os 120 anos de história do santuário em BH, que tem uma bela arquitetura, que evangeliza através da arte. No Centro de BH, a igreja é referência e acolhe peregrinos que passam pela região”, celebra o padre Robério Santana de Lima, missionário, redentorista e vigário no Santuário São José.

Outro destaque na programação é a missa das 10h, na terça-feira (19), que será presidida por Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese. A festividade é acompanhada por uma quermesse, na qual os fiéis poderão desfrutar de comidas típicas como tropeiro, canjica, bolos, café e o tradicional pão de queijo mineiro.

Fé e tradição

Liturgicamente, a cuidadora Lidiane Lelles, de 39 anos, participa da missa das 7h na Igreja de São José, no centro de Belo Horizonte. Ela, que é moradora da cidade de Ravena, na região metropolitana, e trabalha na capital mineira, tem o ato religioso como o seu primeiro compromisso do dia. Um gesto de devoção ao santo, pai adotivo de Jesus.

"Sempre participo, e estarei na festa de São José. Sou devota dele, assim como a minha patroa", conta a cuidadora. Para Lidiane Lelles, ir à igreja que recebe o nome do santo é um "combustível" diante dos desafios diários. "Jesus nos prometeu que nos acompanharia até o final dos tempo, e segue nos acompanhando. É importante ter fé, um norte, um caminho para seguir", acrescenta.

Fiéis pedem bênçãos no trabalho 

"Vou trazer o meu terço e a minha carteira de trabalho. Minha prece é para São José  abençoar o meu emprego e toda a minha família", conta o estudante e auxiliar administrativo, Ataydes Dias. A devoção ao pai adotivo de Jesus é uma tradição familiar, repassada por gerações. "Minha família é muito católica, e sempre reza para São José. Eu também sou assim, aprendi com o meu pai e com a minha mãe", relata.

Uma tradição que faz o auxiliar administrativo reservar alguns minutos de seus dias para um momento de reflexão e oração na Igreja de São José. "Trabalho no centro, e sempre vou à igreja. Tenho muita devoção a São José, e espero que ele nos abençoe", finaliza.

Programação completa

Dia 19 de março, terça-feira: 
Missas às 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e às 18h (com procissão)
 
Onde: Santuário Arquidiocesano São José 
Rua dos Tupis 164, Centro - Belo Horizonte

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!