Devastação

Incêndio atinge Parque do Rola-Moça e força-tarefa é montada pra combater chamas

Cerca de 50 pessoas tentam controlar as chamas que tiveram início nesta tarde; suspeita é de incêndio criminoso

Por Renata Evangelista
Publicado em 22 de setembro de 2021 | 17:18
 
 
 
normal

Uma força-tarefa, com aproximadamente 50 pessoas, foi montada para combater o fogo que devasta a Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (22). As chamas tiveram início por volta das 13h30 e a principal suspeita é de incêndio criminoso.

Gerente da área verde, Henri Collet informou que as chamas começaram em um local isolado, que não é aberto para visitantes. "O fogo não aparece sozinho no meio do mato. E, aqui no parque, quase 99% dos incêndios são criminosos", declarou.

Desde que o incêndio teve início, 39 brigadistas do parque trabalham para controlar o fogo. Por volta das 15h, quando a situação se agravou, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar na ocorrência. A corporação informou que três equipes, com 10 militares, foram enviadas ao local. 

Além dos militares e brigadistas que estão no chão, a pé ou com viaturas, quatro aviões AirTractors também estão sendo utilizados para lançar água. "A expectativa é de que o incêndio seja controlado ainda nesta quarta-feira. E, por enquanto, o parque não vai ser fechado, já que o local que está pegando fogo não tem acesso para o turismo", contou Henri Collet.

A área queimada só deve ser mensurada depois que o fogo for totalmente extinto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!