Manifestação

Integrantes de movimentos sociais desocupam órgão federal de Montes Claros

Seis representantes estão a caminho de Brasília para reunião com líderes da Codevasf; protesto reuniu aproximadamente 300 pessoas

Por Fernanda Viegas / CAROLINA CAETANO
Publicado em 11 de julho de 2013 | 17:22
 
 
 
normal

Os 300 manifestantes de diversos movimentos sociais, que realizavam uma manifestação desde às 7h30 desta quinta-feira (11), na sede da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), no bairro São João, em Montes Claros, no Norte de Minas, desocuparam o órgão no fim desta tarde. De acordo com o chefe de gabinete da Codevasf em Minas Gerais, Fernando Britto, seis representantes do movimento estão a caminho de Brasília para uma reunião com líderes do órgão.

Segundo Britto, desde essa quarta-feira (10), a Codevasf tinha conseguido uma liminar favorável para reintegração de posse. "O movimento foi notificado e, nesta quinta, convidamos seis deles para o encontro no Distrito Federal", explicou. A reunião deve acontecer nesta sexta-feira (12).

A manifestação começou às 7h30, após integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimentos dos Atingidos da Barragem (MAB), Comunidade Pastoral da Terra (CPT), Levante Popular da Juventude (LPJ), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute) e Sindicato dos Eletricitários do Estado do Minas Gerais (Sind-Eletro/MG), invadirem uma instalação da empresa.

De acordo com PM, o protesto foi pacífico e não houve registros de atos de vandalismo ou violência. A Polícia Federal monitorou toda a ação do grupo.

Ocupação da prefeitura

Já na prefeitura da cidade, cerca de 100 funcionários fizeram uma manifestação nesta manhã. Funcionários da Prefeitura de Montes Claros ocuparam a sede da administração municipal, na manhã desta quinta-feira (11) para reivindicar pela transparência no planejamento do aumento salarial e pela redução da jornada de trabalho mensal dos professores municipais de 220 para 200 horas. O grupo expunha cartazes e faixas.

Segundo a assessoria da prefeitura, o protesto feito por cerca de cem pessoas foi pacífico, e foi acalmado assim que representantes da Secretaria Municipal de Administração receberam cinco líderes do movimento para uma reunião e discussão das demandas apresentadas. Após conversa entre as duas partes, os manifestantes desocuparam o local pacificamente.

 

Atualizada às 17h21

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!