Passeio

Jardineira retrô conecta Pampulha com a história de BH

A partir deste sábado (22), veículo fará viagens pela orla da lagoa

Por Jhonny Cazetta
Publicado em 21 de outubro de 2016 | 03:00
 
 
 
normal

“Um carro antigo não anda, ele desfila”. As palavras são do diretor do futuro Museu de Objetos e Veículos Antigos (Mova), Jeferson Rios, durante o primeiro passeio turístico de uma jardineira Chevrolet 1957, totalmente reformada, pelos principais atrativos turísticos do conjunto arquitetônico da Pampulha. A partir deste sábado (22) e nos sábados, domingos e feriados até o fim de dezembro deste ano, o automóvel estará a disposição da população para um passeio histórico e paisagístico pela orla da lagoa.

Durante o “desfile” de ontem o que não faltaram foram olhares curiosos para a jardineira, que nas décadas de 40 e 50 era o transporte coletivo que conectava os principais bairros de Belo Horizonte. “A gente costuma brincar que tem mulher que para o trânsito, mas vou te falar que esse ônibus também, viu? Vou tentar vir neste fim de semana com a família. Vai ser uma aula de história”, contou o empresário André Arruda, 45, que era um dos muitos curiosos que chegavam até o veículo para tirar fotos e selfies.

A iniciativa, chamada de Pampulha Retrô Tour, é uma parceria entre o Mova e a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O principal objetivo do programa é juntar um passeio na lagoa à história do local, que recentemente foi condecorado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Em todas a viagens, durante o trajeto, um guia explicará a história e as curiosidades da região.

“Esse projeto vai dar outra opção de transporte aos visitantes, com todas as características especiais que possui, remetendo também à época de inauguração do conjunto, na década de 40. É um projeto realmente muito especial e que, com certeza, irá impulsionar o turismo na Pampulha e em Belo Horizonte ainda mais”, explicou o presidente da Belotur, Leônidas Oliveira.

O valor do tíquete é de R$ 20 por pessoa, que terá direito a quatro embarques/desembarques no atrativo que escolher, sendo o ponto de partida a Igrejinha São Francisco de Assis. Entre os principais pontos a serem visitados estão o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Mineirão.

Apelido. De acordo com Jeferson Rios, dono do veículo, a jardineira tinha o apelido, nas décadas de 40 e 50, de Marta Rocha, nome da famosa Miss Brasil de 1954 e que quase foi Miss Universo.


Serviço

Operação. Sábados, domingos e feriados, de 22 de outubro a 18 de dezembro de 2016.

Horários. 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h. Às 9h e às 14h, a jardineira estenderá o passeio e passará pelo Parque Ecológico e pelo zoológico.

Ingressos. Ao lado da Igrejinha da Pampulha, em frente à praça, na alameda).


Integração

Ônibus ligará pontos turísticos

Ainda neste ano, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) deverá lançar um edital para um ônibus especial de turismo de dois andares que rodará a Pampulha e outros pontos importantes da cidade. A ideia é que, além da Pampulha, o veículo passe também pelas praças da Liberdade, da Estação e Sete e pelo Mercado Central.

“Há empresas já interessadas. Ele funcionará nos moldes em que já ocorre em outras cidades pelo mundo, ligando vários pontos turísticos da cidade e tendo, claro, uma atenção especial à Pampulha. Os estudos estão prontos, e a licitação deve ocorrer entre o fim de novembro e o início de dezembro. Creio que, ao ser lançado, ele será também uma grande conquista para o turismo de Belo Horizonte”, afirmou o presidente da Belotur, Leônidas Oliveira.

Retrô. A jardineira retrô, a princípio, é um projeto que deve durar até o fim deste ano, mas, dependendo do sucesso, pode ser definitivamente implantado. “Vai depender de uma série de fatores, como da nova gestão. Mas é um projeto muito interessante e que torcemos também pelo sucesso”, acrescentou Oliveira.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!