A extensão territorial e a dificuldade de acesso às áreas afetadas durante as fortes chuvas que deixaram o estado do Rio Grande do Sul em estado de calamidade foram alguns dos desafios encontrados pelos bombeiros de Minas. A avaliação foi feita pelo Major Heitor Mendonça, comandante das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais nas operações de busca e salvamento no Rio Grande do Sul.
A equipe, de 28 militares, enviada no último domingo (5), participou do salvamento de mil pessoas ilhadas e na recuperação de vítimas de soterramentos. Para driblar as dificuldades os bombeiros utilizaram embarcações, equipamentos para buscas de vítimas de soterramento, cães farejadores e aeronaves para a retirada de pessoas de locais isolados ou de difícil acesso.
"O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais operou no resgate imediato de pessoas ilhadas e na coordenação dos trabalhos operacionais junto a outros órgãos nas esferas municipal, estadual e federal", destacou o major.